mais

Justiça Eleitoral vai comprar 176 mil urnas eletrônicas

Este foi o primeiro passo para o processo de licitação de compra de até 176 mil equipamentos modelo 2022

A Justiça Eleitoral realizou audiência pública para divulgar a futura aquisição de até 176 mil novas urnas eletrônicas para uso nas Eleições Gerais de 2022. A audiência foi realizada por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube.

A compra dos novos equipamentos obedecerá ao Sistema de Registro de Preços, previsto no artigo 39 da referida lei.

Recentemente, a Justiça Eleitoral adquiriu 32.609 urnas do modelo UE 2020, para atualizar uma parte do seu estoque tecnológico, em virtude da necessária substituição das urnas fabricadas em 2006 e 2008, cuja vida útil já está esgotada.

Urnas serão usadas nas Eleições de 2022Urnas serão usadas nas Eleições de 2022

A audiência pública foi presidida pelo Juiz Auxiliar da Presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira. Também participaram dos trabalhos os seguintes servidores daquele tribunal superior: Diretor - Geral, Rui Moreira, Secretária de Administração, Adaíres Aguiar, a Chefe da Assessoria Jurídica, Mércia Oliveira, o Secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, e o Coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo.

Ao abrir a reunião, Sandro Nunes Vieira ressaltou que as urnas eletrônicas são planejadas para serem substituídas após seis eleições, o que supera os 10 anos de uso desde a sua fabricação. Ele explicou que os principais motivos que levam a essa substituição são a obsolescência tecnológica, a necessidade de evolução da segurança ou o aumento da taxa de falhas nas urnas antigas. Assim, as mais de 194 mil urnas que completaram sua sexta eleição em 2020 devem ser substituídas antes do pleito de 2022.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail