Justiça revoga prisão do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara está preso preventivamente desde outubro de 2016; pedido de habeas corpus foi atendido por unanimidade pelo Tribunal

Ex-deputado federal Eduardo Cunha | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prisão do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha foi revogada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A decisão permite ao ex-deputado deixar de usar tornozeleira eletrônica, contudo seu passaporte seguirá retido. 

A decisão de revogar a prisão atendeu a um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Cunha e foi unânime no tribunal. 

O ex-presidente da Câmara está preso preventivamente desde outubro de 2016. Em março de 2017, Cunha foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro, em regime fechado, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, em desdobramentos da Operação Lava Jato.

Conforme a sentença, o ex-deputado solicitou pagamento de 1,3 milhão de francos suíços em propina para exploração da Petrobras em um campo de petróleo no Benin, na África, e recebeu o valor em uma conta na Suíça, configurando o crime de lavagem de dinheiro.

Em seguida, a defesa de Cunha recorreu à segunda instância da Justiça Federal, que reduziu a pena para 14 anos e seis meses de prisão. 

Na análise do pedido de habeas corpus, os magistrados do TRF-4 entenderam que o tempo de prisão preventiva havia extrapolado o limite do razoável.

Justiça revoga prisão do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha

(Com informações da CNN Brasil e Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES