Kassio Nunes Marques vai assumir a presidência da 2ª Turma do STF

Ele será o próximo presidente do colegiado e vai substituir Gilmar Mendes

Kassio Nunes Marques vai assumir a presidência da 2ª Turma do STF | Fellipe Sampaio/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Kassio Nunes Marques vai assumir a presidência da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele será o próximo presidente do colegiado e vai substituir Gilmar Mendes, que comanda a Turma no momento. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A 2ª Turma é formada por 5 ministros. Além de Nunes Marques e Gilmar, fazem parte os ministros Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Segundo o regimento do STF, o presidente da Turma sempre será o integrante mais antigo do Tribunal que nunca tenha exercido o cargo. Como todos os outros já exerceram, a tarefa recai sobre o mais novo integrante do STF.

Ministro Nunes Marques - Foto: Fellipe Sampaio/STF 

A substituição deve acontecer depois do recesso de meio de ano da Corte. Assim, Nunes Marques passa a ser o responsável por agendar os julgamentos da 2ª Turma a partir de agosto.

Outras mudanças devem acontecer no colegiado. O ministro Edson Fachin já pediu formalmente para retornar à 1ª Turma da Corte, em abril deste ano. Uma vaga será aberta em julho, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Se nenhum ministro com mais tempo no STF pedir para ocupar a vaga de Marco Aurélio no colegiado, o requerimento de Fachin será aceito. O pedido de transferência aconteceu em meio a desgastes que sofreu na 2ª Turma relacionados a processos da Lava Jato.

Um novo ministro será indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga de Marco Aurélio no Tribunal. Assim, o mais novo integrante do STF deve ir para a 2ª Turma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES