Kataguiri anuncia Danilo Gentili como candidato do MBL a presidente em 2026

Durante participação no podcast “Flow”, Kataguiri explicou que dará início ao processo para transformar o Movimento Brasil Livre em uma sigla partidária.

Kataguiri anuncia Danilo Gentili como candidato do MBL a presidente em 2026 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MACEIÓ, AL (UOL/FOLHAPRESS)

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), um dos fundadores do MBL, anunciou que pretende tornar o movimento um partido político, e lançar o apresentador Danilo Gentili como candidato da futura sigla para a presidência da República em 2026.

"A gente tem defendido e vamos construir para 2026 a candidatura do Danilo Gentili e ele vai disputar", declarou o parlamentar.

Kataguiri anuncia Danilo Gentili como candidato do MBL a presidente em 2026 (Foto: Divulgação)Durante participação no podcast "Flow", Kataguiri explicou que dará início ao processo para transformar o Movimento Brasil Livre em uma sigla partidária. Para isso, a ideia é colher assinaturas, que são obrigatórias, inclusive em shows de Gentili.

Ao ser confrontado pelo apresentador Igor 3K que, na hipótese de o apresentador disputar o Palácio do Planalto e sair vencedor nas urnas em 2026, o país se tornaria a Ucrânia, já que o mandatário do país europeu, Volodimir Zelenski, é humorista, Kim destacou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, também saiu das telinhas para se tornar chefe da Casa Branca em 1981.

O MBL (Movimento Brasil Livre) movimento liderado por Kim Kataguiri surgiu durante as manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Posteriormente, diversos nomes ligados ao MBL disputaram cargos públicos e se elegeram. Em 2018, o movimento endossou a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) contra Fernando Haddad (PT) no segundo turno ao pregar o "voto útil" no político de extrema direita.

Já no começo do antigo governo, Kataguiri e outros integrantes do movimento abandonaram Bolsonaro.

O vereador Fernando Holiday, um dos principais nomes do MBL, deixou o movimento sob a alegação de que "o combate ao aborto e a causa LGBT não são bandeiras do MBL".

Homossexual assumido, Holiday continua se posicionando nas redes de forma alinhada a Jair Bolsonaro. Em 2022, ele tentou se eleger deputado, mas não conseguiu. Em seguida, saiu do Novo e anunciou que não concorrerá mais a cargos públicos.

Outro episódio polêmico envolvendo o MBL e seus membros foi o protagonizado pelo ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, que chegou a ser pré-candidato ao governo de São Paulo em 2022.

Entretanto, após vazar nas redes um áudio em que Arthur diz que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres", ele teve o mandato cassado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Na ocasião, o MBL repudiou as falas de um de seus membros mais famosos, mas atribuiu as críticas e a repercussão negativa nas redes a "aproveitadores".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES