Lei cria a Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna no Piauí

O Ministério da Saúde, pela portaria 663/94, definiu que 28 de maio é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Teresa Britto | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mortalidade materna atinge mais de 300 mil mulheres no mundo anualmente. No Brasil, estima-se que o número seja próximo a 1500 mortes, com o Nordeste sendo a segunda região em número de casos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se mortalidade materna como o falecimento de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de até 42 dias após o seu fim, por motivos vinculados à gestação.

A deputada estadual Teresa Britto (PV), em abril de 2019, protocolou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propondo que fosse instituído no Estado a Semana de Combate à Mortalidade Materna. “Consideramos importante a instituição da referida semana a fim de dar visibilidade sobre o tema e promover debate, com o intuito de reduzir ainda mais esses números, bem como serem divulgados os cuidados necessários a serem direcionados às parturientes ou a seus filhos recém-nascidos”, explicou a parlamentar.

O Projeto da deputada foi sancionado pelo Executivo estadual em outubro de 2019, transformado na Lei nº 7.274/2019. Por ela, o poder público promoverá campanhas de conscientização sobre as causas da mortalidade materna, como seminários, palestras e divulgação de materiais informativos. Parcerias entre órgãos públicos e privados podem ser firmadas para a organização desses eventos.

Deputada Teresa Britto é autora do projeto de lei (Thiago Amaral)

67% das mortes decorrem de causas obstétricas

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das mortes (67%) “decorreram de causas obstétricas diretas, ou seja, complicações obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções desnecessárias, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas” e “mulheres de raça/cor preta e parda totalizaram 65% dos óbitos”, informa.

O Ministério da Saúde, pela portaria 663/94, definiu que 28 de maio é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Essa data é a mesma do Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher, definida em 1984, na Holanda, durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES