Lei de royalties vai para à sanção de Dilma mesmo com erro; veja

A proposta deve ser encaminhada até a próxima terça-feira (13) ao Executivo

Dilma Rousseff | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), informou nesta quinta-feira (8) que vai enviar à sanção da presidente Dilma Rousseff o texto da lei de royalties aprovado com erro matemático.

Segundo ele, a proposta deve ser encaminhada até a próxima terça-feira (13) ao Executivo. A decisão ocorreu após encontro com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e técnicos do Congresso.

A proposta aprovada, nessa terça-feira (6) pela Casa, prevê uma divisão dos royalties, dos campos já licitados, com percentuais que chegam a 101%, a partir de 2017.

Segundo cálculos de alguns deputados, o excedente de 1% na tabela de divisão dos royalties equivale a cerca de R$ 600 milhões.

A decisão de Marco Maia ocorre após polêmicas sobre entendimento do desfecho da votação do projeto. O petista chegou a dizer ontem que o texto seria alterado pela Casa para se adequar aos 100%, sem que houvesse uma nova votação no plenário.

No início da tarde de hoje, afirmou que a votação da proposta já estava concluída. Horas depois voltou a dizer que ainda era preciso um entendimento sobre o tema.

Após novo entendimento, ele decidiu que para não haver possíveis questionamentos na Justiça quanto às mudanças no texto, o melhor seria enviar à sanção a tabela com os 101%.

"Iremos enviar à sanção presidencial, faço isso para evitar qualquer tipo de questionamento, o texto que foi aprovado na Câmara dos Deputados", afirmou Marco Maia.

Para o petista, o erro ocorreu no momento do envio da proposta para a Câmara. Segundo ele, no dia da votação no Senado, o relator da proposta, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), chegou a ler o texto da tribuna com os dados certos, mas que no momento em que o projeto foi impresso surgiu o erro.

Vital do Rêgo chegou a apresentar ontem um pedido para correção do texto por meio de decisão da Mesa da Câmara --em uma manobra para evitar uma nova discussão ou votação do projeto.

No pedido, Rêgo sugere a modificação do percentual de 3% para 2% no repasse dos recursos para os municípios que sejam afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo e gás natural e hidrocarbonetos, a partir de 2017.

Essa sugestão deverá constar em um anexo que será enviado à sanção junto com o projeto da Câmara.

"O relatório lido pelo senador Vital do Rego comprova que a leitura não expressou aquilo que veio no texto do Senado para a Câmara", disse Marco Maia.

A correção dos percentuais chegou a fazer parte do relatório apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) no dia da votação do projeto. O texto de Zarattini, no entanto, foi rejeitado para aprovação da proposta de Vital do Rêgo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES