Lei em THE quer proibir que carroceiros usem chicote em animais de tração

Projeto é da vereadora Thanandra Sarapatinhas e pede a substituição do chicote por um instrumento apenas sonoro

Lei em THE quer proibir que carroceiros usem chicote em animais de tração | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vereadora e protetora, Thanandra Sarapatinhas, protocolou na Câmara Municipal um Indicativo de Projeto de Lei que proíbe o uso de chicotes ou qualquer outro instrumento para açoitar animais usados como tração de veículos em Teresina. Segundo a parlamentar, a medida visa a extinção de uma prática, que segundo ela, é rudimentar e descabida atualmente.

Pela proposta, a Prefeitura de Teresina passará a fornecer um “chicote sonoro” aos carroceiros da cidade a partir do momento em que a medida entrar em vigor. À Prefeitura caberá fazer o devido cadastramento social destes profissionais, bem como elaborar políticas de reinserção em outros mercados de trabalho, caso se faça necessário.

Segundo a parlamentar, a medida visa a extinção de uma prática, que segundo ela, é rudimentar e descabida atualmente - Foto: Ascom


Thanandra Sarapatinhas argumentou que o chicote causa sofrimento ao animal utilizado como tração. De acordo com a protetora, a estrutura anatômica e fisiologia de bichos como cavalos ou burros é delicada e, portanto, sensível a sofrer lesões, como pequenos cortes até ferimentos graves. Para a vereadora, essa condição pode ser entendida como maus-tratos e cabe ao município tomar atitudes no sentido de coibi-la.


“O açoitamento de animais é uma medida inconcebível e que causa muito sofrimento para eles. Não podemos permitir que isso continue a acontecer com a anuência do Poder Público se temos alternativas para a situação, que são os instrumentos sonoros. Ao invés de bater no bicho, o carroceiro pode acionar um som para prosseguir. O eu que realmente queria é que os animais deixassem de ser usados para este fim, mas acredito que o PL já seja um importante passo para que cheguemos no ideal, que é acabar com qualquer tipo de maus-tratos na nossa cidade”, declarou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES