Lei garante matrícula escolar para filhos de mulheres vítimas de violência

É o que prevê a Lei 5.702 de 11 de janeiro de 2022, de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT). A lei também impõe sigilo aos dados da vítima e dos dependentes matriculados ou transferidos.

Vereador Evandro Hidd | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os filhos ou dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar terão prioridade para matrícula nas escolas da rede municipal de ensino de Teresina, mais próxima de seu domicílio ou para a transferência conforme a necessidade de mudança de endereço da criança e da mãe. É o que prevê a Lei 5.702 de 11 de janeiro de 2022, de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT).

De acordo com o texto, na hipótese de não haver vaga de imediato, será garantida a prioridade no processo de matrícula subsequente. E que para a vítima ter acesso a esse benefício, o critério para matrícula da criança será mediante a apresentação dos documentos que comprovem o registro de ocorrência policial ou de processo em curso por violência doméstica e familiar. 

Vereador de Teresina, Evandro Hidd | FOTO: Divulgação

Para o autor da Lei, o vereador Evandro Hidd, a violência doméstica é uma tragédia com graves consequências físicas, emocionais e psicológicas para a mulher agredida e seus filhos. 

“A escola é um espaço de acolhimento emocional e de proteção para os alunos e isso pode tentar amenizar os prejuízos que são incalculáveis por conta dessa violência”, destacou. 

A lei também impõe sigilo aos dados da vítima e dos dependentes matriculados ou transferidos. O acesso às informações será reservado ao juiz, ao Ministério Público e a outros órgãos do poder público. “Muitas mulheres precisam sair de suas residências de origem, deixando seus bairros, regiões ou até mesmo suas cidades.  As vítimas e seus dependentes já sofrem com as agressões e não podem, ainda, sofrer com a dificuldade de encontrar vagas nas escolas”, acrescentou o vereador Evandro Hidd.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES