Lei que proíbe apreensão de veículos entregadores na pandemia é sancionada

Ela proíbe a apreensão ou retenção de veículos utilizados por pessoas físicas como instrumento de trabalho, em especial, aqueles para entrega por aplicativo

Deputado Franzé é o autor da Lei sancionada pelo governador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi sancionada pelo governador Wellington Dias, na sexta-feira (1º), a Lei Nº 7.592/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT).

Ela proíbe a apreensão ou retenção de veículos utilizados por pessoas físicas como instrumento de trabalho, em especial, aqueles para entrega por aplicativo, em decorrência de não comprovação de pagamento de impostos e taxas, enquanto durar o estado de calamidade pública causado pela Covid-19.

Lei de autoria do deputado Franzé não permite recolhimento de veículo/Divulgação

Autoridade de trânsito

Segundo a Lei determina a autoridade de trânsito não poderá recolher veículos pelo não pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e do licenciamento.

A exceção só será possível se a autoridade fiscalizadora identificar a ocorrência de outras hipóteses de recolhimento ou apreensão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Visão do autor

Na visão do autor da Lei, o cidadão não deve ser ainda mais penalizado em decorrência da pandemia. “O trabalhador já sofre as consequências nefastas da Covid-19, como a redução de renda e desemprego, e ainda ter apreendido o veículo que usa para seu trabalho contraria o dever de proteção do Estado àqueles que mais precisam. É um momento difícil para todos, mas, sobretudo, para os mais pobres”, pontua Franzé Silva.

O parlamentar explica que a motivação da Lei é o fato de que “esses trabalhadores, que já são mal remunerados, não estão conseguindo honrar com o pagamento dos impostos e taxas, em decorrência da diminuição da sua renda. A apreensão ainda traz prejuízos ao sistema de entregas por aplicativos, que tem, cada vez mais, sido utilizado pelos consumidores. A Lei trará, portanto, proteção a eles e a suas famílias, durante esse período crítico que todos estamos enfrentando”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES