Lewandowski suspende proibição de passaporte da vacina em universidades

Ministro suspendeu o despacho do MEC que proibia a exigência de comprovante de vacinação de Covid de estudantes.

Ministro suspendeu o despacho do MEC que proibia a exigência de comprovante de vacinação de Covid de estudantes | Nelson Jr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu um despacho do MEC (Ministério da Educação) que proibia a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19. A decisão de Lewandowski é no âmbito de uma ação impetrada pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). O despacho do MEC proibindo a exigência do passaporte da vacina para os alunos de universidades e institutos federais foi publicado no Diário Oficial da União do dia 30 de novembro. 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, assinou o despacho alegando "não ser possível às instituições federais de ensino o estabelecimento de exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais".  De acordo com o despacho do MEC derrubado por Lewandowski, compete às instituições a implementação de medidas sanitárias não farmacológicas. O argumento de Ribeiro é que a exigência da vacinação só poderia ser determinada por lei.

Ricardo Lewandowski suspendeu a portaria (Foto: Nelson Jr.)

"No caso das universidades e dos institutos federais (...), a exigência só pode ser estabelecida mediante lei federal, tendo em vista se tratar de questão atinente ao funcionamento e à organização administrativa de tais instituições, de competência legislativa da União", encerra o despacho.

Com informações do R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES