Líder do PT mantém oferta para Dias presidir Conselho de Ética

A dificuldade do PMDB em indicar um de seus senadores para a presidência do Conselho decorre das regras do Regimento Interno do Senado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador piauiense Wellington Dias (PT) deverá mesmo presidir o Conselho de Ética e julgar o processo de quebra de decoro parlamentar do senador Demóstenes Torrer (sem partido- GO). Diante da dificuldade do PMDB em definir qual de seus senadores será indicado para presidir o Conselho de Ética, o líder do PT e da Bancada de Apoio no Senado, Walter Pinheiro, renovou, na manhã de ontem, a disponibilidade de Wellington Dias para ocupar o posto.

?Mantemos a nossa oferta. O senador Wellington Dias tem todas as condições necessárias que o posto exige. A sociedade cobra do Congresso uma definição rápida sobre as denúncias crescentes envolvendo o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), e não podemos protelar mais nossas decisões? disse Pinheiro.

A dificuldade do PMDB em indicar um de seus senadores para a presidência do Conselho decorre das regras do Regimento Interno do Senado. O senador Vital do Rego foi o primeiro nome a ser divulgado pelo partido, por já ser o corregedor do Senado. Para ser o presidente do Conselho, ele deve deixar o posto de corregedor, pois o regimento não admite o acúmulo dos dois cargos. Para o outro posto de importância - o de relator do processo que analisará o caso do senador Demóstenes - não cabe nenhuma ação do PT, posto que o cargo será decidido por sorteio entre os integrantes do Conselho.

A outra dificuldade enfrentada pelo senador Vital do Rego é a de que ele não é membro nato do Conselho, ou seja, ele não foi votado pelo plenário do Senado para integrar o Conselho. O PMDB pode indicar qualquer um dos senadores que já foram eleitos como membro nato. Eles são Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Lobão Filho (MA), Valdir Raupp (RO) e Eunício de Oliveira (CE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES