Lilian Martins quer maior rigor nos prazos e zerar estoque de ações no TCE

Em entrevista ao Jornal Meio Norte, a presidente do Tribunal fez um balanço dos primeiros meses da sua gestão.

Lilian Martins quer maior rigor nos prazos e zerar estoque de ações no TCE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o desafio em promover avanços no TCE, fortalecendo o controle, a presidente do órgão, a conselheira Lilian Martins, fez um balanço dos primeiros meses da sua gestão, reforçando o trabalho do Tribunal na garantia de uma fiscalização célere e que observe todo o processo legal. "São diversas as ferramentas de controle de que nos utilizamos e inúmeros os canais de comunicação com a sociedade, em decisivo estímulo ao controle social. Seguimos na íntegra o que preconiza a CF, a lei da transparência, a lei de acesso à informação- LAI, enfim, garantimos a transparência de forma inequívoca para cumprir nossa missão de fiscalizar e orientar para o bom uso dos recursos públicos em benefício da população", disse. 

Em meio a pandemia e os desafios inerentes a crise sanitária, Lilian Martins detalha os avanços obtidos pelo TCE, como no incremento na fiscalização de áreas como educação, saúde (acompanhamento não só da aplicação dos recursos no combate à covid, como da segurança dos servidores e levantamento de dados sobre a vacinação em Teresina) e segurança. 

Para os próximos meses, a presidente do TCE-PI revela o desafio de zerar os estoques de processos e implantar uma logística sustentável, fomentando ainda uma rigor maior nos prazos. 

"Implantar definitivamente uma logística sustentável no Tribunal, fazendo valer o pioneirismo do nosso plano que serve de modelo para os TCs do país; estabelecer prazos rigorosos para o julgamento das contas, de forma a zerar o estoque de processos e passar a acompanhar a maior parte das contas no momento em que as despesas ocorrem", afirmou. 

Jornal Meio Norte - Presidente, como o TCE vem atuando no fortalecimento do controle e transparência na gestão pública?

Lilian Martins - A Constituição Federal ao exigir transparência, como regra, assegura igualmente o desafio da transparência responsável, que requer que a lanterna solar republicana não comprometa os benfeitores e muito menos proteja os malfeitores. Atuamos por meio de inúmeras ações, que vão desde a realização de cursos e treinamentos dos nossos servidores, dos gestores, dos diversos conselhos e até do próprio cidadão, a investimentos importantes em tecnologia da informação. São diversas as ferramentas de controle de que nos utilizamos e inúmeros os canais de comunicação com a sociedade, em decisivo estímulo ao controle social. Seguimos na íntegra o que preconiza a CF, a lei da transparência, a lei de acesso à informação- LAI, enfim, garantimos a transparência de forma inequívoca para cumprir nossa missão de fiscalizar e orientar para o bom uso dos recursos públicos em benefício da população. 

Lilian Martins diz que quer zerar estoque de processos no TCE (Foto: Divulgação)

Jornal Meio Norte - Neste ano tivemos uma série de novos gestores no Piauí, como o TCE os auxiliou na observância do processo legal?

Lilian Martins - O TCE/PI, através da sua Escola de Gestão  e Controle/ EGC, iniciou essa gestão fazendo uma semana de capacitação para os novos gestores municipais e agora em maio, um seminário de preparação para o legislativo municipal. Nosso Tribunal é reconhecido pelo apoio que dá aos novos gestores, fazendo cursos, disponibilizando pessoal e ferramentas que orientem e facilitem a prestação de contas. Também somos reconhecidos pelo rigoroso respeito ao devido processo legal, ouvindo as partes envolvidas, garantindo sempre o contraditório  e a ampla defesa, levando em consideração os argumentos e documentos apresentados.

Jornal Meio Norte - Quais as contribuições que a senhora destaca nos primeiros meses da sua atuação frente a presidência do TCE?

Lilian Martins - Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, avançamos muito no trabalho de governança; no planejamento estratégico com objetivos e metas aprazadas a serem alcançadas; na quantidade de processos julgados nas sessões por videoconferência, além de outras tantas decisões monocráticas; auditoria remota concomitante das contas públicas; com o lançamento de edital para concurso público; conclusão de alguns sistemas de TI (como protocolo e notificações eletrônicos); realização de cursos, seminários e treinamentos para gestores e  nossos servidores; incremento na fiscalização de áreas como educação, saúde (acompanhamento não só da aplicação dos recursos no combate à covid, como da segurança dos servidores e levantamento de dados sobre a vacinação em Teresina) e segurança; atualização e disponibilização no site de todas as leis e normativos do tribunal; realização de levantamentos (serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, sobre subsídios municipais, da rede estadual de educação básica, dados do Detran, atividades pedagógicas dos municípios na pandemia); confecção de cartilhas e instruções normativas para nortear nossos jurisdicionados, assinatura de acordos de cooperação com órgãos  de controle estadual e federal etc...

Jornal Meio Norte - E agora, quais os próximos desafios, o que ainda pretende aprimorar no Tribunal?

Lilian Martins - Implantar definitivamente uma logística sustentável no Tribunal, fazendo valer o pioneirismo do nosso plano que serve de modelo para os TCs do país; estabelecer prazos rigorosos para o julgamento das contas, de forma a zerar o estoque de processos e passar a acompanhar a maior parte das contas no momento em que as despesas ocorrem; fazer avaliação de programas de políticas públicas com visão mais ampla de médio e longo prazo.  Esse trabalho é fundamental para buscar evitar que haja os desperdícios e desvios. Para isso, precisamos continuar os investimentos em capacitação e em tecnologia da informação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES