Luciano Hang anuncia desistência de candidatura ao Senado

Luciano Hang é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) no meio empresarial

Luciano Hang | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) -

Leia Mais

O empresário catarinense Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, informou nesta quarta-feira (30) em uma transmissão em suas redes sociais que não será candidato ao Senado pelo estado de Santa Catarina.

Hang é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) no meio empresarial e há cerca de cinco anos se tornou uma espécie de ativista político conservador.

Desde o ano passado, o empresário sendo sondado por partidos de Santa Catarina para concorrer ao Senado. Pesquisas de opinião colocavam como favorito à disputa.

Hang afirmou que tomou a decisão de não concorrer ao Senado pensando na sua família e nos 22 mil funcionários da rede de lojas Havan.

"Meu partido é o Brasil. Continuarei trabalhando para mudar o Brasil, mas não serei político. Tenho certeza que as pessoas vão me entender", afirmou.

Luiano Hang, dono da Havan, desiste de candidatura Foto: Divulgação 

O empresário vinha fazendo suspense sobre suas intenções na política desde o início de 2018. Na época, ele afirmou que seguiria apenas como um ativista político. Nos últimos meses, voltou a colocar o assunto na pauta, inclusive, com suas tradicionais performances em vídeo, que ele publica em rede social.

No ano passado, o empresário chegou a publicar uma enquete nas redes sociais perguntando qual nome ele deveria colocar nas urnas. Além de Véio da Havan, ele também sugeriu Loro José, Capitão Brasil, dentre outros.

Durante a pandemia, o empresário se notabilizou por ser um dos defensores do tratamento precoce contra a Covid-19 com medicamentos sem comprovação científica no combate à doença. Em setembro do ano passado, depôs na CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira (29).

Em uma sessão tumultuada, Hang negou fazer parte do gabinete paralelo que assessorava o governo federal, driblou questionamentos dos senadores. Ele confirmou que tem contas bancárias no exterior, "duas ou três", mas negou financiar a disseminação de fake news, em particular em temas ligados à pandemia do novo coronavírus.

Semanas depois, Hang teve o seu indiciamento pedido pela CPI da Covid por suspeita de disseminar fake news relacionadas à pandemia.

Em dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ter demitido diretores do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), principal órgão de preservação dos bens culturais do país, depois que a instituição teria interditado uma obra do empresário Luciano Hang, um de seus mais notórios apoiadores.

Bolsonaro afirmou ter ficado sabendo que um pedaço de azulejo apareceu durante as escavações para a construção de uma loja da Havan. As declarações resultaram em um manifesto de membros do conselho consultivo do patrimônio cultural do Iphan afirmando que o governo Bolsonaro promove perseguição e desmonte do principal órgão de preservação do patrimônio cultural do Brasil.

Em suas redes sociais, o empresário também costuma fazer críticas a adversários de Bolsonaro. No ano passado, ele entrou em rota de colisão com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), após críticas de membros do governo maranhense à instalação de uma loja da Havan em São Luís.

Também durante a pandemia, a Havan passou a incluir alimentos como arroz, feijão, macarrão e óleo em suas prateleiras para driblar as restrições da pandemia e passou a brigar na Justiça para ser considerada atividade essencial.

A nova linha de produtos foi adotada no momento em que o presidente Jair Bolsonaro conclama empresários a "jogar pesado" contra as medidas de restrição decretadas por prefeitos e governadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES