Lula confirma participação na cerimônia de coroação do Rei Charles III

O presidente deve embarcar para Londres, capital do Reino Unido, no próximo dia 4 de maio e já tem agenda com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak

Lula confirma agenda em Londres no início de maio | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na cerimônia de coroação do Rei Charles III, que ocorrerá no dia 6 de maio.  Esta é a segunda viagem à Europa em menos de um mês. Na última semana, Lula esteve em Portugal, onde firmou 13 acordos bilaterais. Também visitou a Espanha, onde almoçou com o rei Felipe 6º, e as comitivas dos 2 países. 

O presidente deve embarcar para Londres, capital do Reino Unido, no próximo dia 4 de maio e já tem agenda com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, chefe de governo do Reino Unido (o chefe de Estado é o próprio rei). Esta reunião deverá ser realizada no dia 5, segundo informou o Palácio do Planalto. 

Charles, 74 anos, tornou-se rei automaticamente no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder durante 70 anos, no maior reinado do trono britânico. Em março, Lula e Charles conversaram por telefone, com foco em questões sobre meio ambiente, que tem sido uma pauta histórica de atuação do monarca.

Por tratar-se de um evento de Estado, custeado pelo governo britânico, a coroação envolve convite a líderes estrangeiros, principalmente dos países do Commonwealth, associação de 56 países dos quais quase todos faziam parte do Império Britânico. O processo de organização também costuma demorar meses. Neste caso, são quase oito meses de preparação.

O rei Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Antes de ler o juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, em uma cerimônia que envolve músicas e leituras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES