Lula decide ir à posse de Moraes no TSE e deve encontrar Bolsonaro

Ainda são esperados mais de 20 governadores, além de parlamentares e autoridades do Judiciário

Lula decide ir à posse de Moraes no TSE e deve encontrar Bolsonaro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MATEUS VARGAS E VICTORIA AZEVEDO

BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem se encontrar pela primeira vez desde que confirmaram a intenção de disputar a eleição ao Palácio do Planalto na terça-feira (16), durante a posse do ministro Alexandre de Moraes no comando do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Bolsonaro confirmou a presença ao receber o juiz na última quarta-feira (10). Já a presença do petista foi confirmada por sua assessoria de imprensa na tarde desta segunda-feira (15).

Bolsonaro tem 29% das intenções de votos ao Planalto contra 47% do ex-presidente Lula (PT), segundo pesquisa Datafolha divulgada no último dia 28.

Lula decide ir à posse de Moraes no TSE e deve encontrar Bolsonaro - Foto: Reprodução

O juiz assume a corte eleitoral em meio a insinuações golpistas e ataques de Bolsonaro às urnas.

Na última semana, a campanha de Lula foi atingida por decisão do tribunal, quando o ministro Raul Araújo Filho determinou a exclusão de vídeos de discurso em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chama o presidente Jair Bolsonaro (PL) de "genocida".

O ex-presidente Michel Temer (MDB) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também devem acompanhar a posse. Moraes convidou todos os ex-chefes do Executivo.

Ainda são esperados mais de 20 governadores, além de parlamentares e autoridades do Judiciário.

Segundo a lei, o processo eleitoral começa oficialmente nesta terça. Para dar o pontapé inicial na campanha, o ex-presidente Lula visitará duas fábricas: a da MWM Motores e Geradores, em São Paulo, às 7h e a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP).

A segunda visita está prevista para ocorrer às 14h -a cerimônia em Brasília é às 19h.

Até a manhã desta segunda-feira (15) o núcleo da campanha petista não havia batido o martelo sobre a eventual participação de Lula na posse do TSE.

Segundo um interlocutor de Lula, a presença do petista na cerimônia, assim como a de outros ex-presidentes, pode configurar mais um gesto que reforça a necessidade de se resguardar o ambiente institucional do tribunal, além de prestigiar o processo eleitoral.

No último dia 11, ocorreu a mais ampla manifestação por democracia sob o governo de Bolsonaro com ato na Faculdade de Direito da USP.

Nele, foi lida carta que prega a manutenção do Estado democrático de Direito e o respeito às eleições diante das ameaças golpistas de Bolsonaro de contestar o resultado e questionar as urnas eletrônicas.

O documento reúne mais de 1 milhão de assinaturas.

O governo quer usar a presença de Bolsonaro como gesto para tentar apaziguar as relações com a corte. A expectativa de ministros de Bolsonaro é que a posse de Moraes facilite este diálogo.

Horas antes de aceitar o convite, porém, Bolsonaro havia atacado ministros do STF e dito que não perderia as eleições para "narrativas". Sem citar nomes, o presidente havia dito que há "ameaça à liberdade" no Brasil e que a população tem o dever de "aperfeiçoar as instituições, desconfiar".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES