Lula diz a ministros que pretende indicar Cristiano Zanin para o STF

Lula optou por indicar Zanin devido à forte relação de confiança que possui com o advogado, que o defendeu durante a Operação Lava Jato

Advogado Cristiano Zanin pode ir para o STF | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que em breve fará a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar uma vaga na Suprema Corte. A informação foi confirmada por fontes tanto no STF quanto no Palácio do Planalto. A vaga em questão está aberta desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril, e tem sido alvo de intensas disputas nos bastidores. 

Lula optou por indicar Zanin devido à forte relação de confiança que possui com o advogado, que o defendeu durante a Operação Lava Jato. Ele é responsável pelo pedido de habeas corpus apresentado ao STF, o qual resultou na anulação das condenações de Lula. Desde que assumiu a Presidência, Lula tem se cercado de pessoas que o apoiaram durante os 580 dias em que esteve preso em Curitiba.

Embora o nome de Zanin ainda precise ser sabatinado pelo Senado, é improvável que enfrente resistências, apesar dos possíveis conflitos de interesse que possam surgir em casos envolvendo a Lava Jato ou o próprio presidente da República. Zanin não era a primeira opção dos ministros do STF nem dos advogados do Prerrogativas, grupo que se opôs à Lava Jato.

A escolha de Zanin para o Supremo também movimentou outras peças no tabuleiro do Judiciário. De acordo com informações divulgadas pela CNN, Lula almoçou ontem com o ministro Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça, Flávio Dino, no Palácio do Planalto. O tema da conversa foi a indicação de dois novos ministros para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No final da tarde, o próprio Moraes anunciou a escolha de Floriano de Azevedo Marques e André Ramos, ambos nomes apoiados por ele. Segundo fontes, Lula fortaleceu o poder do ministro no TSE como uma compensação por não aceitar a sua própria indicação para o STF. O favorito de Moraes para o cargo no STF é Luiz Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Já Lewandowski e parte do grupo Prerrogativas apoiam Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF e do TSE. Também havia pressões para que Lula escolhesse uma mulher negra para a vaga. Em outubro deste ano, a ministra Rosa Weber vai se aposentar, e o presidente fará uma nova indicação para o STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES