Lula diz que reunião não aconteceu por atraso de Zelensky: não compareceu

O presidente minimizou a ausência da reunião com Zelensky, uma vez que, ambos os presidentes tiveram a oportunidade de ouvir os discursos um do outro.

Lula explica porque reunião com Zelensky não ocorreu | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicou neste domingo (21) que não teve a oportunidade de se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, devido ao atraso e ausência do líder ucraniano no encontro bilateral.

Lula esclareceu: "A situação é bastante simples. Estava agendada uma reunião bilateral com a Ucrânia neste local. Aguardamos e recebemos a informação de que houve atraso por parte deles. Enquanto isso, recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente vietnamita partiu, a Ucrânia não compareceu. Certamente, tiveram outros compromissos e não puderam comparecer. Foi simplesmente isso o que ocorreu".

O presidente minimizou a ausência da reunião individual com Zelensky, uma vez que, segundo Lula, ambos os presidentes tiveram a oportunidade de ouvir os discursos um do outro sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

"Lamentei a ausência da reunião. No entanto, ouvi atentamente o discurso de Zelensky no encontro, e ele certamente ouviu atentamente o meu discurso. Minha posição continua a mesma de antes", afirmou Lula. As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa após sua participação na cúpula de líderes do G7, em Hiroshima, no Japão.

Zelensky e Lula ficaram frente a frente, mas não tiveram reunião individual - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente brasileiro também destacou que nem o presidente da Ucrânia, nem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, demonstraram interesse em discutir a paz.

Lula manifestou sua disposição em visitar a Ucrânia e a Rússia para se encontrar com os líderes dos países e buscar uma solução para o conflito armado. No entanto, de acordo com as informações que recebeu do assessor de assuntos internacionais da Presidência, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, isso ainda não é viável.

Questionado sobre os esforços para construir um plano de paz para a guerra, Lula ressaltou que só é possível considerar uma solução se Zelensky e Putin estiverem dispostos a dialogar sobre o assunto.

O presidente também foi indagado sobre a declaração do presidente ucraniano de que teria ficado "decepcionado" com a não realização da reunião bilateral. "Não fiquei decepcionado, apenas fiquei chateado porque gostaria de encontrá-lo e discutir o assunto, por isso marquei o encontro aqui no hotel. Apenas isso. Zelensky é um adulto, ele sabe o que faz", respondeu Lula.

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES