Lula e Janja são recepcionados por Charles III no palácio de Buckingham

Presidente foi ao Reino Unido para participar da cerimônia de coroação que será realizada neste sábado (06)

Rei Charles III recepciona Lula e Janja no palácio de Buckingham | Ian Jones/FCDO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula e a primeira-dama, Janja, participaram, na noite desta sexta-feira (05), de uma recepção que a coroa britânica fez aos chefes de Estado convidados para a cerimônia de coroação do Rei Charles III, que será realizada neste sábado (06). O próprio Rei Charles III recepcionou Lula e Janja na noite desta sexta-feira no palácio de Buckingham.

Durante o encontro com o presidente Lula, o monarca manifestou seu interesse e preocupação em temas como as mudanças climáticas e a economia circular. Charles III e Lula havia se falado por telefone no início do ano, quando o monarca tratou mais especificamente sobre temas ambientais, que é uma de suas maiores preocupações e motivo para busca de parcerias com o Brasil.

Lula compartilhou a foto do encontro em suas redes sociais e destacou sua agenda de encontros com chefes de outros países durante sua passagem pelo Reino Unido. “Encerrando o dia na Inglaterra. Agora a noite participei da recepção na véspera da coroação, onde conversei com o Rei Carlos III e chefes de estado da Alemanha, Israel, Irlanda, Coréia do Sul e outros países. Amanhã, ainda em Londres, participo das celebrações da coroação”, postou.

Antes o presidente havia se reunido com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, onde tratou de temas como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a agenda climática global. Durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, o premiê anunciou que o Reino Unido fará a doação de R$ 500 milhões ao Fundo Amazônia.  

Em nota divulgada após o encontro, Lula e Sunak, afirmaram que “a paz é do interesse de todos”, referindo-se à guerra entre Rússia e Ucrânia, além disso, ambos destacaram que voltaram a se encontrar durante a reunião do G7, que será realizada no Japão, no final do mês e também da cúpula do G20, que em 2024 será sediada no Brasil.  

A cerimônia de coroação de Charles III e da rainha consorte Camilla será realizada na manha deste sábado e contará com a presença de milhares de súditos, além de transmissão por Tvs de todo o mundo. O horário previsto para o início da cerimônia é às 10h (horário local), partindo da Abadia de Westminster. O cardeal responsável pela cerimônia é o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a maior autoridade da Igreja Anglicana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES