Lula e Zelensky se encontram cara a cara, mas diálogo é suspenso no G7

Segundo o governo brasileiro, uma sala de reunião foi montada, mas não foi realizada por “incompatibilidade de agendas”.

Lula e Zelensky não se encontram para diálogo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reunião bilateral que estava prevista para acontecer neste domingo (21), entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão, não foi realizada por "incompatibilidade de agendas", segundo informou o governo brasileiro. 

Segundo o governo brasileiro, a realização da reunião chegou a ser negociada e uma sala de reunião foi montada para o encontro. Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula chegou a oferecer mais de um horário, mas a equipe do presidente ucraniano não conseguiu encaixar a reunião na agenda de Zelensky. O encontro com o presidente brasileiro foi um pedido do próprio Zelensky, feito no início do sábado (noite de sexta-feira no Brasil). 

Diante da "incompatibilidade de agendas", o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi questionado pela imprensa se ele ficou decepcionado pelo desencontro e respondeu minimizando a situação, em tom de ironia.  "Acho que ele é que ficou desapontado", pontuou o presidente da Ucrânia sobre Lula.

Neste domingo, no Japão (noite de sábado, no Brasil), Lula esteve frente a frente com o líder ucraniano e condenou a violação da integração territorial do país, repudiando o "uso da força como meio de resolver disputas".  O presidente brasileiro está se colocando como intermediador para o fim do conflito que já dura mais de um ano e aproveitou o encontro com diversos líderes mundiais na busca por apoio para mediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. 

Apesar do desencontro com o presidente do Brasil, Zelensky se reuniu neste domingo (21) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Lula também iria se reunir com o presidente americano, no entanto, segundo o governo brasileiro, Biden queria uma reunião com os chefes de estado da Indonésia, Índia e Brasil, mas não foi possível coordenador as agendas.

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, esteve na Ucrânia no início de maio, onde participou de uma reunião com o presidente ucraniano, em Kiev. Na época, Zelensky escreveu, nas redes sociais, que disse a Amorim que o único plano de paz possível para terminar a guerra provocada pela invasão da Rússia ao seu país é o ucraniano e que discutiu a "possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina".

Lula no G7

Lula participa da reunião de cúpula do G7, as sete maiores potências mundiais, na condição de convidado, marcando o retorno do Brasil, após 14 anos. A última participação foi em 2009. A cúpula do G7 ainda reuniu os presidentes dos Estados Unidos, da Coreia do Sul, da Ucrânia, da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Banco Mundial, os primeiros-ministros da Itália, Ilhas Cook, Reino Unido e os diretores da OMC e AIE e o secretário-geral da OCDE.

Durante sua passagem pelo Japão, o presidente Lula participou de reuniões bilaterais com 11 autoridades internacionais: primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese; secretário-geral da Onu, António Guterres; presidente da de Comores, Azali Assoumani; presidente da França, Emmanuel Macron; primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; presidente da Indonésia, Joko Widodo; primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau; diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva; primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES