mais

Lula em Teresina: "O Piauí promoveu uma Segunda Revolução"; vídeo!

Logo mais, Lula dá andamento a sua agenda no Piauí, e participa de um encontro com lideranças partidárias e com militantes petistas.

Atualizado às 14h10

"O Piauí promoveu uma Segunda Revolução", diz Lula sobre educação 

O ex-presidente Lula destacou o trabalho que o Piauí vem desenvolvendo, pontuando que a educação transforma e é capaz de tirar o povo da situação de pobreza. "O Piauí promoveu uma Segunda Revolução", disse ao enaltecer a universalização do ensino superior no Estado.

Ademais, Lula brincou e disse que nunca mais chamará Wellington Dias de "índio", e sim de "Doutor Governador", para que ele ensine aos demais governadores como se comanda.


Ao fim do discurso, os presentes no evento quebraram o protocolo e procuraram o ex-presidente para realizar registros fotográficos. 

Logo mais, Lula dá andamento a sua agenda no Piauí, e participa de um encontro com lideranças partidárias e com militantes petistas. A pauta política congrega as pretensões do fortalecimento de sua virtual pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2022. Em Pernambuco, por exemplo, ele esteve reunido com o governador Paulo Câmara, do PSB.

Em seu discurso, o líder piauiense, Wellington Dias, deu as boas-vindas à esposa do ex-presidente, Janja, e aproveitou para enaltecer Lula, apontando que ele inspira e traz a mensagem que a educação é a porta para a erradicação da pobreza. 

"O senhor nos traz esperança e nos inspira quando diz que o Brasil tem o compromisso, que todas as pessoas possam tomar café, almoçar e jantar todo dia, que a educação é a porta de erradicação da pobreza. Com a sua história de vida, de resistência, nos impõe muita firmeza para lutar, temos que nos inspirar em Luiz Inácio Lula da Silva". Dias ainda complementou. "Queriam tirar o senhor, porque o senhor representa um perigo aqueles que não querem que o pobre tenha vez".

Wellington Dias e Lula em inaguração de reforma de escola em Teresina (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)Wellington Dias e Lula em inaguração de reforma de escola em Teresina (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)

Lula e W.Dias entregam reforma  de escola na zona Leste de Teresina

Na ocasião foi assinada a ordem para expansão da UAPI (Universidade Aberta do Piauí), chegando aos 224 municípios do Piauí. Alcançando assim, a universalização do ensino superior no Estado.  Na ocasião, foi destacado o trabalho de Lula durante suas gestões, tomando como município modelo Guaribas.

Para homenagear o ex-presidente, estudantes beneficiados com programas como o Bolsa Família, ProUni discursam evidenciando o sucesso das ações na ampliação do acesso ao ensino no país. Além disso, na solenidade também foram inauguradas as obras de modernização do CETI Pedra Mole, com investimentos na ordem de R$ 800 mil, integrando o eixo do Pro Piauí. 

Em seu discurso o secretário de Educação, Ellen Gera, disse que a presença de Lula no Piauí em uma escola pública é "simbólica". "O lema de escola pública para todos e todas, é que nos permite estar aqui hoje presentes. Aqui nos permite ter educação em tempo integral, aumentar as matrículas, educação de jovens e adultos", disse.

Coordenador do PRO Piauí, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, pontuou que a presença do ex-presidente enche o Piauí e o Brasil de esperança. "Queria agradecer a sua presença, sua presença nos enche de esperança, essa é a palavra que o senhor mais representa para nós do Piauí, para o Brasil, todos sabem que o período do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma foi o que mais se investiu na educação. O número de institutos federais que o ex-presidente Lula criou foi maior do que toda a história do Brasil", destacou.

Fonteles destacou os avanços na educação piauiense, indicando que essa experiência deve ser levada pelo ex-presidente em seu projeto. "Os exemplos de todos falam mais do que os números que nós colocamos, fica muito mais concreto. Outra dado importante, tivemos a Pandemia e veja o problema que foi continuar os estudos, mas por conta do Canal Educação o Piauí foi o Estado que não parou em nenhum momento".

Lula homenageia vítimas da Covid-19 

No CETI Pedra Mole, o ex-presidente Lula plantou uma muda de caneleiro, árvore símbolo de Teresina, numa homenagem às vítimas da Covid-19 no Piauí. 

Na ocasião, ele estava acompanhado o governador Wellington Dias, do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e de outras autoridades.

Lula homenageia vítima da covid-19 no Piauí (Foto: Raíssa Morais)Lula homenageia vítima da covid-19 no Piauí (Foto: Raíssa Morais)

Lula desembarca em Teresina e se reúne com políticos e movimentos sociais

O ex-presidente Lula (PT), chegou em Teresina nesta terça-feira (17)  em busca de apoio para sua pré-candidatura à presidência nas eleições de 2022. Ele participa de atividades na capital piauiense com lideranças políticas, movimentos sociais, além de empresários. Ele desembarcou no aeroporto da capital por volta das 11h, onde foi recebido pelo governador Wellington Dias (PT), a deputada federal Rejane Dias e o secretário de Fazenda  Rafael Fonteles. 

Lula chega em Teresina e é recebido por políticos piauienses - Foto: ReproduçãoLula chega em Teresina e é recebido por políticos piauienses - Foto: Reprodução

Do aeroporto, Lula segue direto para o evento no bairro Pedra Mole, na escola modelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti), onde vai conhecer o projeto e conversar com estudantes. O evento é restrito para cerca de 100 pessoas, segundo informou a organização.

Com o início previsto para 12h, o evento de inauguração das obras de reforma e modernização do CETI Pedra Mole contará com a participação do ex-presidente Lula (PT). Para a agenda foi preparado um esquema especial de segurança. No entanto, mesmo com o esquema reforçado de segurança, alguns populares conseguiram furar o bloqueio para receber o ex-presidente. Aos gritos de "Lula, nosso rei" a militância recebeu o ex-gestor no CETI Pedra Mole.

Estrutura foi montada em escola para receber Lula e evitar aglomeração - Foto: Francy TeixeiraEstrutura foi montada em escola para receber Lula e evitar aglomeração - Foto: Francy Teixeira

A primeira autoridade a chegar foi o secretário de Governo, Osmar Júnior (PC do B) que rebateu as críticas da oposição sobre Lula não realizar um evento aberto no Estado. "Lula respeita o distanciamento e as medidas sanitárias, é um posicionamento do Governo Estadual e do próprio PT".

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho (MDB) também marca presença no evento. Ao chegar no local da solenidade, o mdbista evitou falar com a imprensa.


A diretora do CETI Pedra Mole, Carla Daiane, pontua os benefícios das intervenções que foram feitas por intermédio do PRO Piauí. Ao todo, foi investido o montante de R$ 846.658,11 para completa reforma e ampliação, o que levará mais conforto aos estudantes e professores.

A obra contempla a ampliação e construção de mais dois banheiros com acessibilidade, refeitório, cozinha, depósito, mais duas salas de apoio, além de reforma de todas as salas de aula já existentes e revestimento de paredes e recuperação de todo o piso da unidade.


“Essa e outras ações vêm melhorando bastante os resultados da escola nas avaliações externas como o Saeb, por exemplo, e aumentado bastante as aprovações no Enem”, disse.

Agenda em Teresina

O ex-presidente vai almoçar com um grupo de 50 pessoas no Hotel Blue Tree, acompanhado do governador Wellington Dias, deputados da bancada petista, presidentes dos partidos da base aliada e empresários.

Às 18h está prevista uma live com a presença de 20 lideranças de movimentos sociais. Seis representantes do Piauí vão falar na live. 

Na quarta-feira (18), Lula vai visitar o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) no projeto que trata paciente com sequela da covid-19 e vai conceder coletiva de imprensa antes de viajar para  São Luís, no Maranhão.  



Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail