Lula envia à Câmara criação do Dia Marielle Franco na data de assassinato

A proposta é que a data tenha como foco o enfrentamento da violência política de gênero e raça. A mensagem de Lula ao Congresso foi publicada nesta quinta no Diário Oficial.

Lula envia à Câmara criação do Dia Marielle Franco na data de assassinato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) encaminhou nesta quinta-feira (9) ao Congresso o texto do projeto de lei que cria o Dia Nacional Marielle Franco, a ser comemorado em 14 de março, data em que a vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada em 2018.

O QUE ACONTECEU?

A proposta é que a data tenha como foco o enfrentamento da violência política de gênero e raça. A mensagem de Lula ao Congresso foi publicada nesta quinta no Diário Oficial.

Lula envia à Câmara criação do Dia Marielle Franco na data de assassinato (Foto: Reprodução)Ela faz parte de iniciativas do governo voltadas ao público feminino e apresentadas nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher. O presidente também apresentou um projeto de lei pela equidade salarial entre homens e mulheres. 

Por se tratar de um projeto do governo, a matéria começa a tramitar na Câmara para depois ser avaliado pelo Senado.

A iniciativa para a criação da data foi elogiada nas redes sociais pela viúva de Marielle, a vereadora Mônica Benício (PSOL).

Marielle e o motorista Anderson Gomes foram assassinados na região central do Rio de Janeiro. Eles saíam de um evento quando um carro emboscou o veículo em que eles estavam e 14 tiros foram disparados. Nada foi roubado e apenas a assessora de imprensa da vereadora do PSOL sobreviveu.

A atuação política dela foi marcada pelos direitos das mulheres, dos negros, da população LGBTQIA+ e dos moradores de favelas.

Até hoje ainda não se sabe a motivação e os mandantes do assassinato. Os ex-policiais militares Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos, e Élcio de Queiroz, acusado de dirigir o carro usado no crime, foram presos em março de 2019 e se tornaram réus pelo homicídio.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou em fevereiro que a PF instaure um inquérito para apurar "todas as circunstâncias" do assassinato. A ideia é que a parceria do governo federal com o Ministério Público do Rio de Janeiro acelere o andamento e a conclusão das investigações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES