Lula expressa solidariedade e critica atos racistas sofridos por Vini Jr.

Neste domingo (21), o Ministério da Igualdade Racial anunciou que irá notificar as autoridades espanholas e a La Liga, responsável pelo campeonato espanhol.

Lula expressa solidariedade e critica atos racistas sofridos por Vini Jr. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou solidariedade ao jogador Vinicius Junior, que foi alvo de ataques racistas durante uma partida pelo campeonato espanhol no último domingo (22). O atleta do Real Madrid chegou a se posicionar sobre o novo episódio e cogitou sair da Espanha.

"Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia sendo chamado de macaco. Ou seja, não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa", disse Lula.

Neste domingo (21), o Ministério da Igualdade Racial anunciou que irá notificar as autoridades espanholas e a La Liga, responsável pelo campeonato espanhol, em relação aos ataques racistas direcionados ao jogador brasileiro. Conforme informado pelo Ministério da Igualdade Racial, a notificação será enviada na manhã desta segunda-feira (22).

Leia Mais

"Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências", relatou a pasta.

Entenda o caso

O jogador brasileiro Vinícius Junior tem sido alvo de ataques racistas recorrentes durante os jogos do Campeonato Espanhol. O mais recente incidente ocorreu neste domingo, durante a partida entre Valencia e Real Madrid pela 35ª rodada do campeonato. O jogo foi interrompido no segundo tempo devido aos insultos racistas proferidos por parte da torcida presente no estádio Mestalla, que chamou o jogador de "macaco". O Valencia saiu vitorioso da partida, com o placar de 1 a 0.

Nas redes sociais, o jogador expressou sua frustração ao afirmar que a La Liga e a Federação de Futebol da Espanha consideram o comportamento racista como algo "normal". Ele também destacou que, atualmente, a Espanha é vista como um país racista no Brasil.

Lula expressa solidariedade e critica atos racistas sofridos por Vini Jr. (Foto: Reprodução/ Getty Images)"Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", escreveu Vini.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES