Lula faz homenagem ao Piauí ao assinar termo de posse como presidente

O presidente escolheu uma caneta que ganhou durante uma visita ao Piauí na década de 80 para assinar o documento oficial

lula | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o protocolo da cerimônia de posse no Congresso Nacional, neste domingo (1º). Na hora de assinar o termo de posse – documento que o formaliza como presidente –, Lula pediu a palavra e disse que usaria uma caneta com valor sentimental, e não a disponibilizada pelo Congresso.

"Eu estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington [Dias], eu queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo comício no Piauí. Foi um grande comício, depois fomos caminhar até a igreja São Benedito (Teresina). Ao terminar o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se eu ganhasse as eleições de 1989."



CLIQUE AQUI E ASSISTA A TRANSMISSÃO DA REDE MEIO NORTE

"Eu não ganhei as eleições de 1989, não ganhei em 1994, não ganhei em 1998. Em 2002, eu ganhei as eleições e, quando cheguei aqui, tinha esquecido a minha caneta e usei a do senador Ramez Tebet. Em 2006, assinei com a caneta aqui do Senado. Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do Piauí", contou Lula.

Lula faz desfile em carro aberto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Catedral Metropolitana de Brasília pouco antes das 14h30 deste domingo (1º). A Catedral é o "ponto de partida" para a solenidade da posse.

Desfile começou pontualmente às 14h30 e durou 10 minutos; Lula se emocionou ao acenar. - Foto: Ascom

Às 14h30, o Rolls-Royce presidencial começou pontualmente o trajeto pela Esplanada dos Ministérios. Estavam no carro, em pé e acenando para os apoiadores:

  • o presidente Lula;
  • a primeira-dama, Janja da Silva;
  • o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB);
  • a segunda-dama, Lu Alckmin.

O trajeto terminou no Congresso Nacional, onde Lula e o vice Geraldo Alckmin serão oficialmente empossados. A posse está marcada para as 16h.

O desfile em carro aberto era uma dúvida até a tarde deste domingo – integrantes da segurança presidencial chegaram a sugerir o uso de um carro blindado para mitigar riscos. O passeio, de cerca de 1,5 km, foi acompanhado por milhares de apoiadores que se reuniram na Esplanada dos Ministérios.

O trajeto foi percorrido em 10 minutos. Às 14h40, Lula, Alckmin e as primeiras-damas desceram do Rolls-Royce em frente ao Congresso Nacional e subiram a rampa, por um tapete vermelho – onde foram recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Slogan do governo Lula será 'União e Reconstrução'


O slogan do governo Lula será "União e Reconstrução". O logotipo da nova administração foi exibida neste domingo (1º), dia da posse presidencial, no Palácio do Planalto. Prédios públicos por onde Lula vai passar foram preparados para a cerimônia da posse.

Slogan do governo Lula será 'União e Reconstrução'

A programação do presidente começou por volta de 14h, quando ele entrou em carro oficial na frente da Catedral de Brasília, início da Esplanada dos Ministérios. Depois Lula se dirigiu ao Congresso, onde toma posse oficialmente. Em seguida, vai para o Palácio do Planalto. Lá dá posse aos ministros de sua equipe, recebe a faixa presidencial e faz um discurso para o público na Praça dos Três Poderes.


As palavras "união e reconstrução" foram constantes nos discursos de Lula na campanha eleitoral e ao longo das semanas da transição, após ele ter sido eleito.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES