Lula fecha segundo dia no Japão com reunião com primeiro-ministro alemão

Durante o encontro, os dois líderes discutiram a busca por soluções para a reconstituição da paz na Ucrânia e a agenda ambiental

Lula fecha segundo dia no Japão com reunião com primeiro-ministro alemão | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No segundo dia de sua visita ao Japão, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encerrou suas atividades com um jantar oferecido pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, aos líderes participantes da cúpula do G7. Antes disso, Lula teve uma reunião com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

Durante o encontro, os dois líderes discutiram a busca por soluções para a reconstituição da paz na Ucrânia e a agenda ambiental. Eles também concordaram em realizar a segunda edição das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha, programada para o dia 4 de dezembro, em Berlim.

As consultas são encontros realizados a cada dois anos entre os chefes de governo dos dois países, acompanhados por membros de alto escalão de seus respectivos gabinetes. O objetivo desses encontros é avaliar e promover parcerias, identificar áreas de cooperação e aprofundar o diálogo sobre questões da agenda global.

Em seu perfil na rede social Twitter, Lula escreveu que foi um prazer reencontrar Scholz. “Já estivemos juntos este ano no Brasil, e agora, no Japão, reafirmamos a retomada das boas relações entre nossos países, com diálogo e cooperação”.

Com Macron, Lula conversou sobre a proteção da Amazônia, a guerra na Ucrânia, cooperação em defesa e ampliação de trocas na área da cultura. Depois do encontro, o presidente francês publicou, em seu perfil no Twitter, sobre as relações entre Brasil e França. 

Terceiro dia

Lula chegou ao Japão na sexta-feira, 19 de maio. No terceiro dia de sua viagem, estão previstas novas reuniões bilaterais e mais uma sessão do G7. A agenda tem início às 20h30, horário de Brasília, ou 8h30 de domingo no horário local de Hiroshima, com uma visita dos líderes do G7 e países convidados ao Parque Memorial da Paz, um monumento dedicado às vítimas do bombardeio nuclear americano à cidade japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a visita ao memorial, Lula terá encontros bilaterais com os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Índia, Narendra Modi. Em seguida, ocorrerá a terceira sessão de trabalho do G7, com o tema "Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero".

Na madrugada de domingo, que corresponde à tarde no Japão, Lula terá encontros com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres; com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh; com o presidente das Ilhas Comores, Azali Assoumani; além de se reunir com conglomerados empresariais e bancos de financiamento japoneses.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES