Lula grava vídeo em alusão aos 200 anos da Batalha do Jenipapo; assista

No vídeo, o presidente saudou o povo lutador do Piauí e destacou como a data é importante para a consolidação da independência do Brasil.

Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou uma mensagem em alusão aos 200 anos da Batalha do Jenipapo, neste 13 de março de 2023. A data é marcada por uma solenidade cívico-militar no município de Campo Maior.

No vídeo, o presidente saudou o povo lutador do Piauí e destacou como a data é importante para a consolidação da independência do Brasil.

“Meus amigos e minhas amigas, neste 13 de março de 2023, eu quero saudar o povo lutador do estado do Piauí por esses 200 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior no Piauí, marco importante da consolidação da independência do Brasil. Temos muitas lutas a vencer e cada homem, cada mulher do Piauí sabe que contará com a minha gratidão e apoio para as novas vitórias. Feliz dia da Independência. Abraços ao bravo povo do Piauí”, declarou.

Lula gravou uma mensagem sobre esse dia 13 de março - Foto: Reprodução

SOLENIDADE

As atividades comemorativas ao 200º aniversário da Batalha do Jenipapo estão sendo realizadas, nesta segunda-feira (13), no município de Campo Maior. O governador Rafael Fonteles participou, de solenidade cívico-militar no monumento Heróis do Jenipapo, com desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo” e entrega de medalhas. 

Neste ano, o espetáculo sobre a Batalha do Jenipapo promete ser o maior, com a participação de, pelo menos, 170 pessoas. “Além da tradição de fazer a montagem há 25 anos, articulamos uma apresentação que envolve artistas de todas as áreas, incluindo circo, teatro, música e dança. E além de destacar personagens históricos, há gatilhos emocionais fortes que vão levar o público às lágrimas. É nosso modo de honrar a memória de nossos antepassados”, disse o diretor da peça, Franklin Pires.

BATALHA DO JENIPAPO

A Batalha de Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcado pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.

Monumento da Batalha do Jenipapo - Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES