Lula parabeniza Partido Socialista por eleição em Portugal: Grande vitória

O resultado contraria a tendência de outros países europeus, como Grécia e França, donde os socialistas perderam força eleitoral.

Lula parabeniza Partido Socialista por eleição em Portugal: Grande vitória | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta segunda-feira (31) o primeiro-ministro socialista português, António Costa, e o Partido Socialista por conquistarem a maioria absoluta nas eleições legislativas antecipadas em Portugal. A vitória nas urnas por maioria permitirá que Costa governe sozinho, de acordo com os resultados oficiais. “Quero parabenizar o @psocialista [Partido Socialista] e o Primeiro-ministro @antoniocostapm pela grande vitória nas eleições em Portugal”, começou.

“Toda a sorte para o Primeiro-ministro na continuidade do trabalho que tem feito na nossa nação irmã portuguesa”, completou o petista. Os socialistas conseguiram 117 das 230 cadeiras do Parlamento, seguidos por 71 do Partido Social-Democrata (PSD, de direita), contrariando as pesquisas que projetavam uma disputa apertada.

Com o resultado, Costa não dependerá mais dos dois partidos da esquerda radical que o apoiaram a partir de 2015 -mas abandonaram a coalizão em outubro, o que forçou a convocação de eleições antecipadas -e poderá formar um governo apenas com o Partido Socialista (PS).

Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Quatro cadeiras no Parlamento ainda serão definidas nos próximos dias pelos votos emitidos no exterior. “Uma maioria absoluta não é poder absoluto, governar de maneira solitária… é uma responsabilidade maior”, declarou Costa na sede de seu partido. “As condições foram criadas para fazer investimentos e reformas, para que Portugal seja mais próspero, justo e inovador”, acrescentou.

O resultado contraria a tendência de outros países europeus, como Grécia e França, donde os socialistas perderam força eleitoral.

Extrema-direita em alta

Esperando surpreender, a principal força da oposição, o PSD de Rui Rio, ex-prefeito do Porto, de 64 anos, ficou em segundo lugar com 71 cadeiras.

O partido que avançou de maneira expressiva foi o Chega, de extrema-direita, que virou a terceira força eleitoral, passando de apenas uma cadeira para 12 representantes no Parlamento. “Tudo vai ser diferente no Parlamento”, declarou o líder do partido, André Ventura, ex-comentarista esportivo.

“De agora em diante não haverá oposição branda. Assumiremos o papel de ser a verdadeira oposição aos socialistas… e de restaurar a dignidade neste país”, acrescentou Ventura.

Eleições

O primeiro-ministro socialista Costa expressa orgulho por ter “virado a página da austeridade orçamentária” aplicada pela direita após a crise financeira mundial com a aliança histórica formada em 2015 com os partidos da esquerda radical, Bloco de Esquerdas e os comunistas.

Mas, quando o governo minoritário também almejava “virar a página da pandemia” com uma taxa de vacinação recorde e a liberação dos fundos de estímulo econômico europeus, seus aliados rejeitaram o projeto de orçamento para 2022, o que provocou a convocação de eleições antecipadas.

Quando a data da votação foi anunciada há três meses, o PS tinha 13 pontos de vantagem nas pesquisas sobre o PSD.

Mas nas últimas semanas, os institutos de pesquisas previam um “empate técnico”. “Espero que todos sintam-se seguros para votar”, declarou Costa, que votou no fim de semana passado, como também fizeram 300 mil eleitores, em uma votação antecipada organizada por causa da crise de saúde.

Fonte: Jornal de Brasília



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES