Lula se encontra com presidente de Portugal em agenda após COP 27

Presidente eleito visita país depois de participar da COP27, no Egito; petista busca fortalecer diplomacia.

Lula é recebido pelo presidente de Portugal em Lisboa, após COP 27 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (18) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa. O encontro ocorreu no Palácio de Belém, residência oficial do presidente português. Também estava presente o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

Lula foi a Lisboa na viagem de volta do Egito, onde participou nesta semana da COP 27, a conferência da ONU para assuntos do clima "Em Lisboa, no encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, tive a grata surpresa de encontrar também o presi

Lula se encontra com presidente de Portugal em agenda após COP 27 (Foto: Ricardo Stuckert)Mais cedo, Lula disse que um dos temas da reunião seria a retomada do diálogo entre os países. “Portugal é um país irmão e importante parceiro do Brasil na Europa. Vamos retomar diálogos para o melhor de nossos povos”, disse. 

Leia Mais

Lula se encontra com presidente de Portugal em agenda após COP 27 (Foto: Ricardo Stuckert)Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que tratou com Lula da situação política e econômica da Europa e da América Latina. Embora tenha feito convite, à época, para um compromisso com Jair Bolsonaro (PL), Sousa voltou para Portugal sem encontrá-lo, após Bolsonaro cancelar a reunião. Os dois se encontraram somente nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, em setembro.

Segundo a equipe de Lula, o convite para o encontro em Portugal foi feito diretamente pelo governo de Sousa. O presidente português visitou Lula ainda durante a pré-campanha, em julho. A reunião aconteceu na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, no Jardim Paulista, em São Paulo.

Lula se encontra com presidente de Portugal em agenda após COP 27 (Foto: Ricardo Stuckert)




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES