Lula se reúne com governadores no DF e dispara: “Golpe não vai ter”

Após reunião, o presidente Lula saiu do Palácio do Planalto e caminhou com Janja, governadores e ministros até o Supremo Tribunal Federal

Lula em reunião com governadores e ministros do STF : "Golpe não vai ter" | Reuters/Ueslei Marcelino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na noite desta segunda-feira (9) com governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. 

Lula, governadores e outras autoridades atravessam a Praça dos Três Poderes e vão ao STF Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

Foram a Brasília 23 governadores. Os outros quatro estados enviaram representantes.  O compromisso desta segunda é feito um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Após reunião, o presidente Lula saiu do Palácio do Planalto e caminhou com governadores e ministros até o Supremo Tribunal Federal.

Após reunião, Lula caminhou com Janja, governadores e ministros até o Supremo Tribunal Federal.  Foto: Mauro Pimentel/AFP 

No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país. O presidente Lula (PT), fez um forte discurso e foi taxativo ao afirmar que "golpe não vai ter".

"Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia, ou ter direito de trabalhar", afirmou Lula.

Ele também afirmou que as instituições vão investigar e vão chegar até os financiadores dos atos golpistas em Brasília.

"Em nome de defender a democracia, não vamos ser autoritários com ninguém, mas não seremos mornos com ninguém. Vamos investigar e vamos chegar a quem financiou", acrescentou. 

"O que eles querem é golpe, e golpe não vai ter", completou Lula.

Lula se reúne com governadores e vice-governadores no DF Foto: Fabio Rodrigues- Agência Brasil 

É o primeiro encontro que Lula tem com os chefes estaduais desde que tomou posse, em 1º de janeiro, em seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Inicialmente, a primeira reunião com os governadores ocorreria apenas em 27 de janeiro — agenda que está mantida.

Presentes na reunião

Veja abaixo, os presentes na reunião desta segunda:

  • Acre: vice-governadora Mailza Gomes (PP)
  • Alagoas: governador Paulo Dantas (MDB)
  • Amapá: governador Clécio Luis (Solidariedade)
  • Amazonas: governador Wilson Lima (União)
  • Bahia: governador Jerônimo Rodrigues (PT)
  • Ceará: governador Elmano de Freitas (PT)
  • Distrito Federal: governadora em exercício Celina Leão (PP)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
  • Goiás: vice-governador Daniel Vilela (MDB)
  • Maranhão: governador Carlos Brandão (PSB)
  • Mato Grosso: vice-governador Otaviano Pivetta (PDT)
  • Mato Grosso do Sul: governador Eduardo Riedel (PSDB)
  • Minas Gerais: governador Romeu Zema (Novo)
  • Pará: governador Helder Barbalho (MDB)
  • Paraíba: governador João Azevêdo (PSB)
  • Paraná: governador Ratinho Jr. (PSD)
  • Pernambuco: governadora Raquel Lyra (PSDB)
  • Piauí: governador Rafael Fonteles (PT)
  • Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
  • Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)
  • Rondônia: representante Augusto Marques
  • Roraima: Antônio Denarium (PP)
  • Santa Catarina: governador Jorginho Mello (PL)
  • São Paulo: governador Tarcísio de Freitas (PL)
  • Sergipe: governador Fábio Mitidieri (PSD)
  • Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Além dos governadores, a presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso também acompanham a reunião, assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o procurador-geral da Repúbluca, Augusto Aras, e alguns ministros do governo.

O primeiro governador a discursar foi Helder Barbalho (PA-MDB). Em sua fala, Barbalho comentou medidas tomadas nos estados nesta segunda-feira após os ataques aos Três Poderes, em Brasília. O governador do Pará afirmou que foram cumpridas as ordens do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre os acampamentos golpistas em diversos quartéis.

Na sequência, a presidente do Supremo, Rosa Weber, parabenizou a realização do encontro em “defesa da democracia e do Estado democrático de direito”. Ela também comentou os ataques feitos à sede da Corte, em Brasília.

“O Supremo Tribunal Federal foi duramente atacado. O nosso prédio histórico, no seu interior, foi praticamente destruirido. Essa simbologia, a mim entristeceu de uma maneira enorme, mas quero assegurar a todos que vamos reconstruí-lo, e no dia 1º de fevereiro daremmos início ao Ano Judiciário, como se impõe ao Poder Judiciário independente e guardião, no caso do Supremo Tribunal Federal, da nossa Constituição Federal”, afirmou.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo que foi apoiado por Jair Bolsonaro (PL) na eleição estadual, disse que está na reunião para defender a democracia.

“Era muito importante estar presente no dia de hoje, por um ato de solidariedade aos Poderes constituintes e ao STF. Solidariedade ao Congresso Nacional, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e solidariedade, no final das contas, à nossa democracia”, afirmou.

Celina Leão, governadora em exercício do DF após afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), falou em um “dia de luto” para a democracia. “O governo do DF não vai tolerar vandalismos e atos golpistas como os que aconteceram ontem”, disse.

Atos golpistas

Nos atos antidemocráticos desse domingo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes.

Em resposta aos atos golpistas, Lula decretou intervenção federal para assumir o controle da segurança pública do Distrito Federal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse, nesta segunda, que 1,5 mil pessoas foram detidas ou presas até esta tarde. Segundo o ministro, 209 prisões ocorreram em flagrante. Outros 1,2 mil bolsonaristas estão sendo ouvidos.

Nota conjunta dos Poderes

Mais cedo, chefes dos Três Poderes divulgaram uma nota conjunta em que dizem “rejeitar” os atos terroristas desse domingo e pediram à população a “defesa da paz e da democracia”.

Veja a íntegra:

“Nota em Defesa da Democracia

Os poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem (domingo) em Brasília.

Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras.

Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria.

O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES