Lula tem 44% e Bolsonaro 24%; Moro e Ciro empatam com 8%, diz Ipespe

A pesquisa XP/Ipespe foi realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro e ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país

Eleições 2022 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança na corrida presidencial das eleições de 2022 e registrou 44% das intenções de voto, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL) que aparece em segundo lugar, segundo pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira (27). Os percentuais registrados pelos dois pré-candidatos são os mesmos do último levantamento, divulgado na primeira quinzena de janeiro.

PESQUISA PODERDATA:  Lula tem 42%, Bolsonaro 28% e Moro 8%

PESQUISA DATAFOLHA:  Lula tem 48% das intenções de voto; Bolsonaro 22% e Moro, 9% 

 PESQUISA IPESPE:  Lula tem 44%, Bolsonaro 24% e Moro 9% 

Na terceira posição, aparecem empatados com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 2%.

A pesquisa XP/Ipespe foi realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro e ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A coleta das opiniões foi feita por telefone, e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022.

XP/Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro 24%; Moro e Ciro empatam com 8% Foto: Andre Penner/AP; Alan Santos/Presidência da República; Eraldo Peres/AP; Marcos Serra Lima/G1 

Veja abaixo o primeiro cenário testado pela pesquisa: 

Lula (PT): 44% 

Bolsonaro (PL): 24% 

Moro (Podemos): 8% 

Ciro (PDT): 8% 

Doria (PSDB): 2% 

Tebet (MDB): 1%

 Pacheco (PSD): 1% 

Vieira (Cidadania): 1%

 D'Ávila (Novo): 0%

 Não vão votar / Brancos e nulos: 8% 

Não souberam ou não responderam: 4%.

No segundo cenário mensurado pela pesquisa, sem Sergio Moro, Lula continua com os 44% e Bolsonaro registra 26%. Ciro Gomes vem na sequência, com 9%.

Veja abaixo o segundo cenário testado pela pesquisa:

 Lula (PT): 44% 

Bolsonaro (PL): 26% 

Ciro (PDT): 9% 

Doria (PSDB): 4% 

Tebet (MDB): 1% 

Pacheco (PSD): 1% 

Vieira (Cidadania): 1% 

D'Ávila (Novo): 1% 

Não vão votar / Brancos e nulos: 10% 

Não souberam ou não responderam: 4%.

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 35% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo lugar, com 23%, enquanto 26% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder. Juntos, os entrevistados que escolheram outros candidatos somaram 9%, e os brancos e nulos foram 6%.

Simulações de segundo turno

 O levantamento XP/Ipespe também fez a simulação de cenários para o segundo turno. O ex-presidente Lula sai vencedor em todos eles. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos contra 30% do adversário. Nesse cenário, branco, nulos, não sabem ou não responderam somam 16%.

Veja os cenários de segundo turno testados: 

Lula (54%) x Bolsonaro (30%) 

Lula (50%) x Moro (31%)

 Lula (51%) x Ciro (25%)

 Lula (52%) x Doria (19%) 

Ciro (45%) x Bolsonaro (33%) 

Doria (42%) x Bolsonaro (33%) 

Moro (35%) x Bolsonaro (28%)

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

O instituto realiza pesquisas eleitorais financiadas pela XP Investimentos. Durante as eleições presidenciais de 2018, foram pelo menos duas. Em 2022, publicou o primeiro levantamento no dia 14 de janeiro. A XP deixou de assinar o seu nome no levantamento a partir de setembro de 2021. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES