Lula tem encontros bilaterais no G7 e tenta influenciar fim da guerra

Presidente Lula terá ao menos sete encontros bilaterais durante evento no Japão, incluindo com o secretário-geral da ONU, António Guterres

Lula tem encontro com primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese | Ricardo Stuckert/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra-se no Japão para participar da cúpula anual do G7, um fórum de discussões geopolíticas entre países ricos. Esta é a primeira vez desde 2009 que o Brasil é convidado para o evento, e Lula tem como foco principal a questão das mudanças climáticas e a preservação da Amazônia.

Durante o encontro, Lula terá a oportunidade de participar de debates gerais e de realizar pelo menos sete reuniões reservadas com líderes de outros países. Além disso, o ex-presidente buscará apoio internacional para interromper a Guerra da Ucrânia, que já se arrasta há mais de um ano.

Lula tem encontros bilaterais no G7 - Foto: Divulgação

Lula tem buscado estabelecer um "meio-termo" com outros chefes de Estado, a fim de promover concessões por parte da Ucrânia visando à paz. Segundo o petista, a estratégia de condenar a invasão russa e exigir a retirada das tropas de Vladimir Putin não tem sido eficaz, e a guerra continua a se prolongar.

Leia Mais

Durante a cúpula, Lula já realizou sua primeira reunião bilateral com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, em Hiroshima. Ele também terá encontros reservados com líderes como o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o presidente da Indonésia, Joko Widodo; o presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh; e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

No domingo, Lula terá um encontro com empresários japoneses e representantes de bancos de financiamento, onde participarão representantes de empresas como Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota. Após a cúpula, Lula retornará ao Brasil na segunda-feira e dará uma entrevista coletiva a jornalistas brasileiros e internacionais antes de seu retorno.

Lula durante visita na China - Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES