Lula terá reunião com presidentes latinos, incluindo o de Cuba e do México

De acordo com um relatório divulgado pelas Nações Unidas no início do ano, mais de 22% da população latino-americana e caribenha não tem acesso a uma dieta saudável.

Lula terá reunião com presidentes latinos, incluindo o de Cuba | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta quarta-feira, 05 de abril, a partir das 13 horas, de uma videoconferência da Cúpula de Segurança Alimentar e Nutricional, na qual discutirá a situação da segurança alimentar na América Latina e no Caribe. A reunião será realizada com presidentes de países como México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras e São Vicente e Granadinas.

De acordo com um relatório divulgado pelas Nações Unidas no início do ano, mais de 22% da população latino-americana e caribenha não tem acesso a uma dieta saudável. Na região do Caribe, esse número chega a 52%, enquanto na Mesoamérica e na América do Sul, o índice é de 27,8% e 18,4%, respectivamente. O relatório também aponta que 131,3 milhões de pessoas na região não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma dieta saudável.

Leia Mais

Datafolha: Cai o número de brasileiros alinhados ao PT ou ao bolsonarismo

Lula aposta alto no Minha Casa Minha Vida: “Voltou para ficar”

Quase um quarto dos brasileiros não têm comida suficiente, diz Datafolha

A falta de acessibilidade a uma dieta saudável está relacionada a diferentes indicadores socioeconômicos e nutricionais, como o nível de renda de um país, a incidência da pobreza e o nível de desigualdade. O aumento dos preços internacionais dos alimentos desde 2020 e um aumento regional da inflação dos alimentos acima do nível geral têm exacerbado as dificuldades para o acesso das pessoas a uma dieta saudável.

O relatório da ONU apresenta recomendações baseadas em evidências e uma análise das políticas já implementadas para melhorar a disponibilidade e a acessibilidade dos alimentos nutritivos, principalmente para apoiar às pessoas mais vulnerabilizadas e famílias de baixa renda. Segundo Mario Lubetkin, diretor assistente da FAO e representante regional para a América Latina e o Caribe, "não existe uma política individual que possa resolver este problema de forma independente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES