Lula veta MP que fragilizava combate ao desmatamento na Mata Atlântica

Embora o Senado tenha removido esse dispositivo, o texto retornou à Câmara, que reintroduziu esse ponto controverso.

Lula veta MP que fragilizava combate ao desmatamento na Mata Atlântica | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar o trecho de uma medida provisória que enfraquecia o combate ao desmatamento na Mata Atlântica. Agora, será responsabilidade do Congresso, em uma sessão conjunta de deputados e senadores, tomar a decisão final sobre a manutenção ou derrubada dos vetos presidenciais.

A medida provisória, que foi inicialmente emitida durante o governo de Jair Bolsonaro, tinha como objetivo prorrogar o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) por 180 dias para proprietários de imóveis rurais. No entanto, durante o processo de tramitação no Congresso, a Câmara dos Deputados acrescentou trechos que enfraquecem o combate ao desmatamento na Mata Atlântica.

Embora o Senado tenha removido esse dispositivo, o texto retornou à Câmara, que reintroduziu esse ponto controverso. Agora, a decisão final sobre o assunto caberá ao Congresso, em uma sessão conjunta de deputados e senadores.

O trecho vetado:

Flexibilizava o desmatamento de vegetação primária e secundária em estágio avançado de regeneração;

Acabava com a necessidade de parecer técnico de órgão ambiental estadual para desmatamento de vegetação no estágio médio de regeneração em área urbana;

Acabava com a exigência de medidas compensatórias para a supressão de vegetação fora das áreas de preservação permanente, em caso de construção de empreendimentos lineares;

 Acabava com a necessidade de estudo prévio de impacto ambiental e da coleta e transporte de animais silvestres para a implantação de empreendimentos lineares.

Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançaram um novo plano para combater o desmatamento na Amazônia. O plano, denominado 5ª fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDam), inclui várias medidas.

Uma das principais medidas é o embargo imediato de metade da área que foi desmatada ilegalmente no Brasil. O embargo é uma sanção administrativa que suspende as atividades desenvolvidas na propriedade afetada. Além disso, a proposta prevê a criação de novas unidades de conservação até 2027, abrangendo uma área de três milhões de hectares, equivalente ao tamanho do estado de Alagoas.

O lançamento do plano ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente e é composto por quatro eixos, contendo aproximadamente 150 metas. O objetivo é prevenir e controlar o desmatamento na Amazônia, promovendo a conservação e proteção da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES