Lula volta a atacar teto de gastos e diz que irá “gastar o que for preciso”

Líder nas pesquisas eleitorais, o petista disse ainda que não acredita em teto de gastos e que ele é “incompetência de quem governa o país

Lula volta a atacar teto de gastos e diz que irá 'gastar o que for preciso' | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

VICTORIA AZEVEDO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar o teto de gastos e afirmou que, em um eventual governo, irá "gastar o que for preciso gastar".

"Vamos fazer o que for necessário para melhorar a vida do povo. Vamos gastar o que for preciso gastar. Muitas vezes o gasto é investimento", afirmou Lula em entrevista à rádio Espinharas, na Paraíba, na terça (15).

Ele defendeu ainda que, muitas vezes, os gastos são investimentos. "Você não tem que limitar, porque quando limita, é para gastar menos para o benefício do povo. Eles consideram como gastos pagar aposentadoria, salários, investimentos na saúde", seguiu.

Líder nas pesquisas eleitorais, o petista disse ainda que não acredita em teto de gastos e que ele é "incompetência de quem governa o país". E afirmou que irá trabalhar para "recuperar os direitos do povo trabalhador", colocará o pobre no orçamento e rico no imposto de renda.

Lula volta a atacar teto de gastos e diz que irá 'gastar o que for preciso' - Foto: Reprodução

Na entrevista, Lula também afirmou que é importante votar em candidatos ao Congresso Nacional que "pensem igual ao povo".

"Não dá para você botar a raposa para tomar conta do galinheiro. É preciso votar em pessoas que têm o compromisso em beneficiar os mais necessitados neste país."

O petista disse ainda que é preciso fortalecer políticas sociais, gerar emprego e ajudar micro e pequenas empresas.

Essa não é a primeira vez que Lula critica o mecanismo. Em entrevista a blogueiros no começo do ano, afirmou que a desigualdade social deve ser colocada como prioridade do governo federal, e não o teto de gastos.

O petista também disse que é preciso colocar em segundo plano o "compromisso fiscalista" do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, afirmou que tal compromisso fiscalista da atual gestão faz de tudo "para garantir dinheiro para pagar ao sistema financeiro e não faz nada para garantir o pagamento da dívida social que é histórica em nosso país".

"É preciso que a gente recupere a democracia para que a gente possa colocar a desigualdade na ordem do dia como prioridade de um governo e não colocar como prioridade o teto de gastos", disse ele.

Em junho de 2021, Lula afirmou nas redes sociais que pretende revogar o teto de gastos caso eleito.

"A quem interessa o teto de gastos? Aos banqueiros? Ao sistema financeiro? Gasto é quando você investe um dinheiro que não tem retorno. Quando você dá 1 bilhão pra rico é investimento e quando você dá R$ 300 pro pobre é gasto?! Nós vamos revogar esse teto de gastos", escreveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES