Lula volta a criticar juros: 'ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%'

Governo trava batalha com Banco Central, hoje independente, para reduzir juro básico e aquecer economia. BC vê risco de alta da inflação, e já indica que queda da Selic pode demorar a acontecer

Presidente Lula com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. | Ricardo Stuckert/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estreita laços com Portugal em fórum empresarial e entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque, nesta segunda-feira (24). Em seu discurto durante o evento em Portugal, Lula voltou a criticar o patamar atual da taxa básica de juros da economia brasileira.

A Selic está há oito meses em 13,75% ao ano, maior percentual desde 2016 e maior taxa de juros real (ou seja, descontada a inflação) do mundo. O Banco Central, responsável por definir esse patamar, diz que os juros altos são necessários para controlar a inflação.

"Nós temos um problema no Brasil, primeiro-ministro, que Portugal não sei se tem. É que a nossa taxa de juros é muito alta. No Brasil, a taxa Selic, que é referencial, está em 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%, ninguém. E não existe dinheiro mais barato", declarou Lula em um fórum com investidores em Matosinhos, no país europeu.

Leia Mais

O presidente brasileiro voltou a usar a frase "colocar o pobre no orçamento", um dos lemas da campanha eleitoral do ano passado. E disse defender que os juros caiam para que haja um estímulo ao crédito, o que poderia elevar o crescimento previsto para a economia brasileira ainda este ano.

No sábado (22), o mandatário brasileiro   se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo, na Cúpula Luso-Brasileira, em Lisboa, onde assinaram 13 acordos de cooperação entre ambos os países nas áreas de educação, comunicação, turismo, promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência, saúde e produções audiovisual. 

Na lista dos acordos firmados, destaca-se a validação dos diplomas de ensino médio, fundamental e superior – no Brasil – e os ensinos básico e secundário – em Portugal. Com isso, o intuito é de tornar o processo de reconhecimento dos diplomas menos burocrático, de modo a facilitar o caminho para os brasileiros que vão a Portugal para estudar ou trabalhar. 

Outro pacto que tende a ajudar aqueles que saem do Brasil e imigram para o país europeu é o memorando de entendimento que visa promover o reconhecimento mútuo de carteiras de habilitação. Com isso, o contudo não mais deverá fazer novos exames para dirigir em solo português. 

Por fim, também foram contemplados temas como incentivo à coprodução cinematográfica, além da criação da Escola Portuguesa de São Paulo.

Confira abaixo a lista de acordos assinados entre Brasil e Portugal:

1- Acordo Complementar ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro, em 22 de abril de 2000, sobre a concessão de equivalência de estudos no Brasil (ensino fundamental e médio) e em Portugal (ensino básico e secundário);

2- Acordo em Matéria de Proteção de Testemunhas;

3- Acordo sobre a criação da Escola Portuguesa de São Paulo;

4- Memorando de Entendimento para a criação de mecanismos de cooperação bilateral para o intercâmbio de boas práticas na promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência;

5- Acordo de Entendimento no domínio da Energia;

6- Acordo de Entendimento no domínio da Geologia e Minas;

7- Acordo de Entendimento para promover o Reconhecimento Mútuo de Títulos de Condução;

8- Acordo de Entendimento para Cooperação Internacional entre o Ministério da Saúde, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Economia e do Mar e a Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz;

9- Acordo de Cooperação entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal, e a Agência Nacional do Cinema – Ancine, do Brasil, para o fomento à coprodução cinematográfica.

10- Acordo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Agência Espacial Portuguesa, estes portugueses, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Agência Espacial Brasileira para uso pacifico do espaço, ciências espaciais, tecnologias e aplicações;

11- Acordo de intenções na área de saúde – “Carta de Lisboa”.

12- Acordo de Entendimento entre a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e o Turismo de Portugal, I.P.;

13- Acordo de cooperação entre a Lusa e a Empresa Brasileira de Comunicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES