Mão Santa condena financiamentos a longo prazo no Brasil

Mão Santa considerou esse financiamento de longo prazo não só um lance populista do governo Lula

Mão Santa condena incentivo do governo a financiamentos de longo prazo no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em pronunciamento nesta ter?a-feira (19), o senador M?o Santa (PMDB-PI) questionou a pol?tica de juros do governo Luiz In?cio Lula da Silva, que estaria voltada para a universaliza??o do consumo. Conforme avaliou, embora proporcione o acesso a financiamentos de longo prazo ? popula??o mais carente, essa pol?tica imporia um custo muito alto ao cidad?o.

M?o Santa considerou esse financiamento de longo prazo n?o s? um lance populista do governo Lula, mas tamb?m um fator de enriquecimento dos bancos, "que lucram cada vez mais com os prazos de at? 100 meses oferecidos, por exemplo, para a compra de autom?veis".

- Abraham Lincoln j? dizia: "n?o baseie sua prosperidade em dinheiro emprestado". Financiamento em 100 meses? ? a pior escravid?o do mundo. Quando parar de pagar, j? est? morto o cidad?o. E quanto valeu o carro? - indagou.

O peemedebista lembrou ainda que os "velhinhos e aposentados" t?m encontrado dificuldades para se livrar das d?vidas contra?das com os bancos "no regime quase compuls?rio dos empr?stimos consignados". Na sua opini?o, tais empr?stimos cont?m cl?usulas leoninas "n?o lidas pelos velhinhos, que depois percebem o erro que cometeram".

- Foram v?timas dos bancos - lamentou.

O parlamentar pelo Piau? tamb?m cobrou do presidente Lula o fim do veto ao reajuste dos benef?cios dos aposentados. Segundo comentou, o reajuste para a categoria foi reduzido de 16,7% para 4% com o veto presidencial ao projeto aprovado no Congresso.

- O Lula diz que n?o deve ao FMI, mas deve aos velhinhos. ? o que temos para dizer aos aloprados. Nem o Paulo Paim [senador] consegue esse reajuste; ? como eu, um dissidente de partido - criticou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES