Mão Santa discursa no Senado em homenagem ao Piauí

Mão Santa discursa no Senado em homenagem ao Piauí

Mão Santa discursa no Senado em homenagem ao Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Piau? foi tema do pronunciamento que o senador M?o Santa (PMDB-PI) fez em Plen?rio nesta sexta-feira (19). A data comemora a ades?o do Piau? ao processo de independ?ncia - que, apesar de ter sido proclamada em 7 de setembro de 1822, n?o ocorreu simultaneamente em todo o Brasil, pois a Coroa portuguesa ainda tentou manter seu dom?nio sobre a parte norte do pa?s. O dia de 19 de outubro de 1822 marca o momento em que a cidade piauiense de Parna?ba declara sua ades?o ? Independ?ncia.

- N?s temos de celebrar essa data - afirmou o senador, que j? foi prefeito desse munic?pio.

M?o Santa lembrou ainda que aqueles acontecimentos levaram ? Batalha do Jenipapo, em 13 de mar?o de 1823, no local onde est? hoje o munic?pio de Campo Maior. De acordo com o senador, nessa ocasi?o, piauienses, maranhenses e cearenses combateram o ex?rcito comandado por Jo?o Jos? da Cunha Fidi?, o qual representava a Coroa portuguesa na regi?o. Os insurgentes acabaram sendo derrotados - e muitos deles mortos -, mas atribui-se a essa batalha o enfraquecimento das tropas de Fidi?.

- Ele venceu, mas n?o teve condi?es de voltar para o Pal?cio do Governo em Oeiras, ent?o capital da prov?ncia - disse M?o Santa, referindo-se ao fato de que, ap?s a Batalha do Jenipapo, Fidi? teve de fugir, inclusive porque Oeiras havia aderido ? Independ?ncia durante sua aus?ncia.

Por meio de apartes, os senadores Her?clito Fortes (DEM-PI) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) apoiaram o discurso de M?o Santa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES