Marcelo Castro diz que está otimista com a eleição de Rafael Fonteles

Sobre projeto que limita ICMS, senador diz que é necessário baixar os impostos mas sem inviabilizar estados e municípios.

Marcelo Castro | RAvena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Marcelo Castro (MDB) está otimista com relação ao pleito eleitoral deste ano. "O pré-candidato Rafael Fonteles nunca foi candidato a nada, era desconhecido e à medida em que está sendo conhecido da população seus indicadores de votos estão aumentando", disse nesta quinta-feira, 2, durante entrega de título de cidadã piauiense à ministra Assusete Magalhães.

O senador diz que o grupo da base conta com 7 dos 10 deputados federais, 25 dos 30 deputados estaduais e com mais de 120 prefeitos. "Além disso, ele está do lado do povo, de Lula e de todas as pesquisas feitas no Piauí, Lula na pior situação, tem 65% da preferência dos eleitores e chega a 70%", explica, enfatizando que o Piauí gosta de Lula. "Acreditamos na vitória do Rafael Fonteles", disse.

Ao ser questionado sobre posicionamento do vereador Jeová Alencar (Republicanos), que declarou apoio ao pré-candidato ao Senado Joel Rodrigues (PP), Marcelo Castro disse não ter conversado com o vereador e declarou não entender o seu posicionamento ao se antecipar à decisão do prefeito.

Marcelo Castro diz que Senado montou grupo de trabalho para analisar projeto que fixa o ICMS (Ravena Lages)

Recursos da educação

O senador afirmou também que vai trabalhar para recompor os recursos para educação, sobretudo, para os institutos federais e universidades. "A arrecadação do País cresceu muito e vamos trabalhar para que a educação não tenha prejuízo no orçamento", disse.

Marcelo Castro também informou que o projeto que fixa em 17% a alíquota do ICMS dos combustíveis não passará no Senado como foi aprovado na Câmara Federal e conta que haverá uma análise mais profunda.

Como principal imposto estadual, se o ICMS cai, a arrecadação diminui e os estados não terão como cumprir o que está no orçamento. "Está sendo feito estudo. O senador Fernando Bezerra é relator e foi composto grupo de trabalho que já conversou com secretários de Fazenda dos estados", informou, declarando que não é contra baixar impostos de combustíveis, mas deve se buscar um meio termo de baixar os impostos, sem inviabilizar as receitas de estados e municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES