Marcha: Prefeitos pedem aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios

A XVII Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios teve abertura nesta terça - feira

Marcha dos Prefeitos acontece em Brasília | Thiago Monteiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A XVII Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios teve abertura nesta terça - feira, 13, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília/DF. Já na abertura, o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios - FPM foi debate da grande maioria dos prefeitos e presidentes de associações municipais.

Com o plenário lotado, os prefeitos vaiaram o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici, quando tentou justificar a ausência da presidente Dilma Rousseff.

"Nós entendemos que os Municípios estão em crise, assim como o país e mundo. Independentemente disso, o governo está aberto para discutir sempre?, declarou Dominici que chegou a pedir respeito para os presentes.

Vale ressaltar que no ano passado, a presidente também foi vaiada pelos prefeitos quando renegou o aumento no FPM.

Participando da marcha pelo segundo ano, o prefeito de Manoel Emídio, Josenildo Lial falou sobre a expectativa para o evento.

"A expectativa que temos é que pelo menos a proposta do aumento do FPM seja atendida ou que não haja redução do fundo. Porque não podemos diminuir o salário dos trabalhadores municipais", frisou o gestor.

A marcha dos prefeitos também oferece aos municipalistas diversas palestras e oficinas durante os três dias de evento.

Em pauta desde o ano passado, a apreciação da Lei dos Royalties por parte do Supremo Tribunal Federal também é uma das conquistas que os gestores públicos piauienses pretendem levar para casa.

O prefeito de Valença,Walfredo Filho falou sobre as mudanças positivas que a lei trará aos municípios, caso seja atendida. "Vai mudar e muito nossa realidade, até porque vai nos tornar mais independentes", destacou o prefeito.

A presidente Dilma Rousseff é aguardada novamente nesta quarta-feira, para o evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES