Marco Antônio Raupp, ex-ministro do governo Dilma, morre aos 83 anos

Segundo informações de familiares, ele morreu por insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral

Morre ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação | Agência EBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp morreu neste sábado (24), aos 83 anos. Segundo informações de familiares, ele morreu por insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral.

Raupp foi ministro de janeiro de 2012 a março de 2014 durante a gestão de Dilma Roousseff. Antes disso, ele já havia sido diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em São José dos Campos, Raupp participou da criação e implantação do Parque Tecnológico, o qual dirigia atualmente.

Tumor cerebral

O ex-ministro enfrentava um tumor cerebral, não resistiu e morreu neste sábado (24). O corpo de Raupp vai ser velado nesta tarde no cemitério Parque das Flores.

Em nota, a prefeitura de São José dos Campos lamentou a morte de Raupp e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-ministro.

Ex-ministro Marco Antônio Raupp morreu aos 83 anos Foto: Agência EBC

Trajetória

Raupp era doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística.

Como diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1985 e 1989, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

No posto, também foi responsável pelo acordo de cooperação entre Brasil e China, em 1988, para o desenvolvimento dos satélites CBERS-1 e CBERS-2.

Ainda no Inpe, implantou o Laboratório de Integração de Testes (LIT) que, com tecnologia de ponta, atende a projetos do institutos e de empresas de todo o país.

Como ministro, criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em 2013, e foi responsável pela formulação e coordenação da política espacial brasileira, nela atuando entre os anos de 2011 e 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES