Marcus Vinicius: O que pensa o ex-presidente da OAB sobre eleições 2022

Quem desfruta do Estado de Direito tem o dever de defendê-lo, diz em artigo o advogado Marcus Vinicius Coêlho, líder da entidade de 2013 a 2016

Marcus Vinicius Furtado Coêlho | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em artigo enviado com à coluna do jornalista Matheus Leitão, da Revista Veja, o advogado piauiense Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente nacional da OAB e atual presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da entidade, observa que “a aproximação das eleições gerais tem sido acompanhada por uma nova onda de desinformação, fake news e ameaças à Justiça Eleitoral” e que todos que vivem no país “desfrutando da vida em democracia” têm obrigações, sendo a principal delas “a defesa implacável do Estado de Direito e da participação na condução do país por meio do voto direto, secreto e universal”.

Marcos Vinicius Côelho Furtado, ex-presidente nacional da OAB - Foto: Divulgação

Abaixo, a íntegra do artigo:

Defender a Constituição é garantir a democracia

A Carta Cidadã de 1988, referência mundial em proteção aos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos, é celebrada no 25 de Março, escolhido como Dia da Constituição. A data é oportuna para lembrarmos o processo constituinte, iniciado em 1987 e que se apresentou como uma grande oportunidade histórica de construir um projeto de nação democrático e plural, com vistas a consolidar a redemocratização do país após décadas de regime militar.

A promulgação da Constituição de 88 é um marco na história política e constitucional brasileira: no âmbito político, ela consolida a transição do regime militar para o regime democrático e, no âmbito jurídico, é a Carta mais abrangente de nossa história em termos de direitos e garantias fundamentais.

Este ano eleitoral pede especial reforço às obrigações dos cidadãos que desfrutam da vida em democracia. A principal delas é a defesa implacável do Estado de Direito e da participação na condução do país por meio do voto direto, secreto e universal. A aproximação das eleições gerais tem sido acompanhada por uma nova onda de desinformação, “fake news” e ameaças à Justiça Eleitoral – que tanto tem diligenciado para a consecução de pleitos limpos e justos. Ataques ao sistema eleitoral, contudo, nada mais são do que a antessala de assédios mais vigorosos contra as bases da cidadania.

Esse cenário nos convida a valorizar as lutas democráticas encampadas pelas gerações anteriores, que batalharam por direitos e liberdade, às custas, por vezes, da sua própria vida. O momento pede reflexão e cautela de todos e cada um de nós para não disseminar e denunciar a disseminação de notícias falsas ou injuriosas, que estimulam a destruição das conquistas democráticas e desrespeitam todo o empenho engendrado na história constitucional do país.

Percorremos um longo caminho até chegar ao estágio atual da cidadania no Brasil. Nossa primeira Constituição, de 1824, consolidou a independência em relação a Portugal e delimitou as ações do monarca, Dom Pedro I – mesmo que usando normas outorgadas por ele próprio. Esses limites são o motivo pelo qual autocratas de todos os tipos e todas as épocas, inclusive a atual, têm ojeriza às constituições.

Desde então, a Lei Maior se tornou central nos grandes embates nacionais. Tanto que nossa segunda Carta, promulgada em 1891, demarca o fim do império e o início da república. A terceira, de 1934, resulta da guerra civil de 1932. A quarta, de 1937, teve inspiração fascista e marcou o início do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. A quinta Constituição brasileira é de 1946, democrática, e vigorou até ser derrubada em 1967, junto com a democracia, pela ditadura militar.

Nos anos 1980, após muita luta, a democracia brilhou novamente e impulsionou um “renascimento legal”. A aprovação do novo texto, que contou com uma gênese profundamente democrática e marcada pela ativa participação de atores sociais diversos, representou uma ruptura com a ordem autoritária anterior e a implantação de um projeto de Estado Democrático de Direito, comprometido com a garantia de direitos fundamentais e com o ideal de justiça social. Presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães explicou a nova Constituição como “a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança” e sentenciou: “Que a promulgação seja nosso grito: muda para vencer! Muda, Brasil!”.

A frase é válida para o momento atual, em que manifestações oportunistas contra a separação e a independência dos Poderes surgem na esteira das crises políticas, da desaceleração econômica e da tragédia da Covid-19. Muda, Brasil! Que façamos valer a Constituição Federal. Para isso, o compromisso de cada brasileira e brasileiro é fundamental.

Defender a Constituição é garantir o primado do Direito sobre o arbítrio, da dignidade humana sobre a barbárie, a salvaguarda da democracia contra o autoritarismo. Pretender, de qualquer forma, reduzir ou esvaziar a Carta Constitucional significa pôr em risco as garantias e direitos fundamentais historicamente conquistados pelos cidadãos brasileiros. Como já lembrava o poeta Drummond: “Os lírios não nascem das leis”. A Constituição e o Estado democrático de Direito são o resultado de nossas ações, enquanto sociedade e enquanto instituições que construímos e preservamos cotidianamente.

Após mais de 30 anos, a frase de Ulysses segue atual. A Carta sobreviveu a crises de diversas origens, transmitindo a segurança de que encontraremos nela as soluções para os obstáculos que se impõem ao país. Como ensinou o constitucionalista Paulo Bonavides, “a Constituição de 1988, ao revés do que dizem os seus inimigos, foi a melhor das Constituições brasileiras de todas as nossas épocas constitucionais”. Nossa obrigação é preservá-la, junto com a história e os sacrifícios dos que vieram antes de nós.

* Marcus Vinicius Furtado Coêlho, advogado, é presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e ex-presidente nacional da OAB (2013-2016)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES