Margarete Coelho apresenta Serra da Capivara ao ministro da Cultura

Ministro conheceu as belezas do Parque que possui grande riqueza

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora Margarete Coelho apresentou o Parque Nacional Serra da Capivara ao ministro da Cultura, Roberto Freire, após assinatura do contrato de gestão compartilhada entre o Governo do Estado, Ministério da Cultura, por meio do Iphan; e Ministério do Meio Ambiente, por meio do ICMBio.

O ministro e os representantes dos órgãos parceiros conheceram as belezas do parque que possui grande riqueza ambiental e abriga sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres.A conselheira consultiva da Fumdham, Anne-Marie Pessis, acompanhou a visita e apresentou ao ministro as belezas naturais, mas aproveitou a oportunidade para relatar as dificuldades que o parque enfrenta.

“Essa visita do ministro revela como estamos trabalhando hoje, um trabalho que começamos há muitos anos e com poucos recursos, mas que atualmente tem uma pesquisa avançada e damos uma enorme importância à conservação e documentação do patrimônio. Achei que o ministro se sensibilizou com a necessidade de cuidar desse que é um patrimônio mundial. Não deu para conhecer o parque por completo, mas visitou o Sítio do Boqueirão da Pedra Furada que é mais frequentado e conhecido. Foi uma apresentação do sítio e dos problemas que temos para manter a sua conservação”, explica Anne-Marie.

Com o compromisso de participar e assinar o convênio de modelo de gestão compartilhada para o local, Roberto Freire pontuou, durante a visita, que é necessário se olhar para o parque no âmbito mundial. “Viemos aqui, ao Parque Nacional Serra da Capivara, assinar um acordo de gestão compartilhada entre o ministério da Cultura, por meio do Iphan, que irá se juntar ao Ministério do Meio Ambiente, por meio do ICMBio, e ainda associar-se ao Governo do Estado para tentar transformar algo que tem que ser pertencente ao orgulho brasileiro. A Serra da Capivara é um sítio arqueológico que representa toda uma história da humanidade e precisamos dar continuidade e estabilidade aos trabalhos e projetar ainda mais a Serra da Capivara não apenas para o Piauí, o Nordeste ou para o Brasil, mas para o mundo. Temos que começar a olhar mais para cá”, disse o ministro.

Presente às reuniões técnicas desde a terça-feira (24), a vice-governadora Margarete Coelho revelou a alegria de apresentar as belezas do parque aos visitantes e a ativa participação da Fundham, representado pela dra. Anne-Marrie, conselheira e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham no evento. “É sempre uma alegria mostrar as paisagens e riquezas históricas do Parque Nacional Serra da Capivara. Essa visita tem relevância por reunir os órgãos responsáveis em gerir o parque após assinatura da gestão compartilhada. É necessário que empreendamos os esforços para a preservação, sustentabilidade econômica e assim, consigamos atrair turistas e novos investimentos, sem esquecer o esforço e o trabalho realizado por toda a equipe da Fumdham”, destaca Margarete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES