Marina Silva afirma que Lula vai anular um trecho da MP da Mata Atlântica

A MP permite a derrubada da vegetação secundária para fins de utilidade pública mesmo quando houver alternativas técnicas de dano menor

Partes do texto beneficiam o desmatamento ambiental | REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (27), a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai vetar um trecho da MP da Mata Atlântica (MP 1.150/2022), a qual foi aprovada, na quarta-feira (24), em plenária na Câmara do Deputados.

O documento sancionado pelos parlamentares modifica a Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/06), a fim de proporcionar o desmatamento de área onde haverá a construção de linhas de transmissão de energia elétrica, de gasoduto ou de sistemas de abastecimento público de água, sem a necessidade de um estudo preliminar de impacto à fauna e à flora ou compensação de qualquer natureza. A medida descarta também a captura, coleta e transporte de animais silvestres, garantindo apenas sua expulsão do local utilizado.

Leia Mais

Além disso, o texto permite, dentre outros pontos, a derrubada da vegetação secundária, em estágio intermediário de regeneração, para fins de utilidade pública mesmo quando houver opções técnicas de dano menor ou de outro local para sediar o empreendimento. A MP se encaminha agora para o Palácio do Planalto, onde vai receber a aprovação presidencial para o início das atividades.

Sem decisão do STF, Câmara busca votar marco temporal e MP dos ministérios

Padilha diz que Lula vai vetar texto que afrouxa proteção à Mata Atlântica

Em um vídeo publicado nas redes sociais, motivado em relembrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, Marina Silva destacou os movimentos sociais que dão suporte à criação de medidas ambientais protetivas.  “Venho reforçar o compromisso que o presidente Lula tem assumido em vetar as emendas que atacam a Lei da Mata Atlântica”, ressaltou.

“Tivemos ontem uma notícia muito ruim: aquele dispositivo que dificulta sobremaneira a proteção da Mata Atlântica havia voltado. Mas, hoje, temos uma notícia boa: como da primeira vez em que esse dispositivo veio à cena, o presidente Lula novamente disse que irá vetar”, afirmou. “E é isso que nós precisamos: de leis que ajudem a proteger todos os biomas brasileiros. E a Mata Atlântica, que já foi tão castigada pela destruição, consegue agora se regenerar graças a leis protetivas”, completou.

Mata Atlântica

Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, o desflorestamento atingiu mais de 20 mil hectares do bioma no período de um ano, o que equivale a 200 mil campos de futebol. Atualmente, aproximadamente 20% da cobertura vegetal primária se mantém preservada. A Mata Atlântica se expande entre três países (Brasil, Argentina e Paraguai), em 17 estados e mais de 3,4 mil municípios, onde vivem mais de 70% dos brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES