Ministro Desenvolvimento será Mauro Borges, anuncia Planalto

Ele vai assumir o lugar de Fernando Pimentel, que deixa o governo para disputar as eleições de outubro.

O presidente da ANDI Mauro Borges Lemos, na Câmara, em 2012 | Beto Oliveira/Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Palácio do Planalto anunciou nesta quinta-feira (13) o nome de Mauro Borges, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como novo ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele vai assumir o lugar de Fernando Pimentel, que deixa o governo para disputar as eleições de outubro. Segundo nota divulgada pela Presidência, ele irá assumir a pasta "interinamente".

Mauro Borges foi indicado pelo próprio Pimentel para a ABDI. A nota da Presidência diz que a presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão de Pimentel e agradeceu "a dedicação, competência e lealdade" dele nos últimos três anos em que ocupou o ministério.

O novo ministro é doutor em Economia pela Universidade de Londres e tem pós-doutorado também em economia nas Universidades de Illinois e de Paris. Assim como Pimentel, Borges é mineiro, nascido em Cássia. Atualmente, Borges também é presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

A ABDI, vinculada ao próprio Ministério do Desenvolvimento, foi criada pelo governo em 2004 e tem a função de promover execução da política industrial, com base nas políticas de ciência, tecnologia, informação e comércio exterior do governo.

Além da presidência da ABDI, Mauro Borges atualmente também acumula a Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), além de integrar o Conselho de Administração do BNDES.

Reforma ministerial

A troca no comando do Ministério do Desenvolvimento faz parte da reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff iniciou no fim de janeiro. Já foram anunciadas trocas em outras quatro pastas: Casa Civil, Educação, Saúde e Comunicação Social.

No lugar de Alexandre Padilha, na Saúde, entrou o ex-secretário de Saúde de São Bernardo (SP) Arthur Chioro. Para a vaga de Gleisi Hoffmann na Casa Civil, a presidente Dilma convidou Aloizio Mercadante, ministro da Educação. No MEC, quem assume é o secretário-executivo da pasta, José Henrique Paim. Na Secretaria de Comunicação Social, saiu a ministra Helena Chagas e entrou Thomas Traumann, que era porta-voz do governo. Outras mudanças ainda devem ocorrer.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Presidência:

NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff aceitou nesta quinta-feira (13) o pedido de demissão do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

O seu lugar será ocupado interinamente pelo economista Mauro Borges, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

A presidenta agradeceu a dedicação, competência e lealdade de Fernando Pimentel no comando do MDIC ao longo dos últimos três anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES