Mauro Cid depõe à PF por videoconferência sobre caso de joias sauditas

Os investigadores responsáveis pelo caso são da Polícia Federal (PF) em São Paulo e estão ouvindo o militar de dentro da cela em que ele está detido no quartel-general do Exército.

Mauro Cid depõe à PF por videoconferência sobre caso das joias sauditas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta segunda-feira, dia 22, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está prestando depoimento em relação à entrada de joias não declaradas vindas da Arábia Saudita no Brasil. O depoimento do tenente-coronel Mauro Cid foi agendado para iniciar às 15h30, sendo realizado por videoconferência. 

Os investigadores responsáveis pelo caso são da Polícia Federal (PF) em São Paulo e estão ouvindo o militar de dentro da cela em que ele está detido no quartel-general do Exército, em Brasília. Cid está acompanhado de seus dois advogados durante o depoimento, que busca esclarecer os detalhes relacionados à entrada das joias não declaradas no Brasil, vindas da Arábia Saudita.

A oitiva do tenente-coronel Mauro Cid sobre o caso das joias sauditas foi reagendada para esta segunda-feira devido à prisão do coronel na madrugada do dia 3 de maio em relação a outra investigação em andamento. Essa investigação está relacionada a supostas fraudes em cartões de vacinação contra a Covid-19. Portanto, a oitiva foi remarcada para permitir que o tenente-coronel prestasse depoimento sobre o caso das joias após sua prisão em relação à investigação das fraudes nos cartões de vacinação.

O tenente-coronel Mauro Cid já prestou depoimento sobre o caso das joias sauditas em 5 de abril. Durante essa oitiva, ele declarou à Polícia Federal que buscar presentes recebidos pelo então presidente era uma prática "normal" e "corriqueira" no desempenho de suas funções como ajudante de ordens.

Além disso, de acordo com fontes familiarizadas com a investigação, Cid afirmou que o presidente Jair Bolsonaro solicitou a ele para "verificar" a situação das joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, que foram apreendidas na alfândega. Segundo seu relato, o presidente teria sugerido a incorporação dessas joias ao acervo da Presidência. Essas informações foram fornecidas por fontes anônimas ouvidas pela CNN. 

Esse primeiro depoimento do coronel Cid durou três horas e é considerado fundamental para o inquérito da PF que investiga a entrada ilegal no Brasil de joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita. Isso porque o militar era o braço direito de Bolsonaro e cumpria suas ordens.

A PF quer saber, nesse inquérito sigiloso, se o então presidente agiu de maneira irregular para tentar reaver o pacote retido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos. O militar foi o responsável pelo envio de um ofício à Receita Federal, em 28 de dezembro, determinando a “incorporação de bens apreendidos”. Foi esse o documento apresentado pelo ajudante de ordens da Presidência Jairo Moreira da Silva para um auditor fiscal na alfândega, sem sucesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES