Mensagens em celular de Cid apontam reunião secreta de Bolsonaro e vice-PGR

O ex-presidente tinha o hábito de se encontrar com Lindôra Araújo desde 2020, em reuniões fora da agenda. Atualmente, ela é responsável por acompanhar o inquérito que investiga Cid.

Mensagens comprovam reuniões secretas entre Bolsonaro e vice-PGR | AFP/CNJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mensagens encontradas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), mostram que o então presidente mantinha reuniões secretas com a vice-procuradora geral da República, Lindôra AraújoSegundo publicação do Metrópoles, uma dessas reuniões ocorreu em março de 2021, conforme constam em mensagens encontradas durante investigação da Polícia Federal, o qual o jornal teve acesso.  

Segundo o veículo, o ex-presidente tinha o hábito de se encontrar com Lindôra Araújo desde 2020, em reuniões fora da agenda. Atualmente, ela é responsável por acompanhar o inquérito que investiga Cid. Lindôra está no cargo de vice-procuradora-geral da República desde abril de 2022, quando substituiu Humberto Jacques de Medeiros

“Bolsonaro chegou a prometer, num desses encontros, nomear Lindôra para a PGR, mesmo sendo ela a pessoa designada na época pelo procurador-geral, Augusto Aras, a analisar pedidos de investigação criminal contra o então presidente”, destaca a reportagem.  

Favorável ao ex-presidente

Nos últimos anos, Lindôra se manifestou diversas vezes de forma favorável a Jair Bolsonaro, inclusive, com pedidos de anulação de provas obtidas com a quebra do sigilo telemático de Mauro Cid. Em meio à Operação Venire, enquanto relatório da Polícia Federal enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) apontou consentimento do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação ao esquema de falsificação de cartões de vacinação, a subprocuradora-geral da República deu um parecer favorável ao ex-presidente. No despacho, ela considerou que Mauro Cid teria agido "à revelia, sem o conhecimento e sem a anuência do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro".

Em janeiro de 2020, Aras anunciou Lindôra para o cargo de coordenadora da Lava Jato na PGR. Em junho do mesmo ano, segundo o relato de procuradores, Lindôra buscou acesso a procedimentos e bases de dados da força-tarefa “sem prestar informações” sobre a existência de um processo formal no qual o pedido se baseava ou o objetivo pretendido.

Outra polêmica aconteceu em agosto de 2021, quando Lindôra rejeitou dois pedidos para investigar o presidente Jair Bolsonaro por não usar máscara. Na ocasião, a então subprocuradora refutou efetividade do equipamento de proteção individual e disse que Bolsonaro não estava doente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES