Meta é aumentar produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Secretária Rejane Tavares busca ampliar produtos da agricultura familiar para merenda escolar em 30%.

Rejane Tavares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A secretária da Agricultura Família, Rejane Tavares, marcou presença na primeira reunião técnica convocada pelo governador Rafael Fonteles com todos os gestores da Administração direta e indireta, realizada nesta quinta-feira, 12.

Secretária Rejane Tavares (Divulgação)

Ela disse na SAF que vai trabalhar a questão de entrega de equipamentos que já tinham sido licitados ano passado e estão adquiridos. "Vamos fazer a entrega na próxima semana de nicro tratores e kits de irrigação para diversos municípios", disse, enfatizando que uma das prioridades é fortalecer o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar nos mercados institucionais que são as aquisições pelos governos do estado e dos municípios, principalmente no que se refere ao programa nacional de alimentação escolar que a meta é fazer com que 30% dos alimentos da merenda escolar venham da agricultura familiar e o Piauí está na faixa de 9% a 10%.

"Temos que ampliar isso, é uma das metas gerais do nosso trabalho e outra proposta é criar uma modelagem de propriedade de agricultura familiar onde sejam pensadas as novas tecnologias que o setor precisa para produzir alimentos, principalmente com a meta do governo federal que é o combate à fome".

Rejane Tavares disse que a produção de alimentos implica diretamente na geração de renda para o agricultor famíliar que terá canais de comercialização. Portanto, terá muito mais segurança em produzir porque sabe para onde vai vender.

Ela destacou as parcerias com setor empresarial como estratégia de comercialização, citando grandes mercados que compram o mel e a castanha.

"Mas há outras possibilidades de abertura de novos mercados como é o caso dos óleos naturais advindo das amêndoas do próprio coco babacu e do buriti que são mercados mais finos ligados à indústria do comércio do cosméticos e a indústria farmacêutica que adquirem alguns produtos da agricultura familiar advindos do extrativismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES