Ministérios de Lula preparam ataque contra a violência política de gênero

O foco será as mulheres. O planejamento buscará combater a violência de gênero no contexto político nacional.

Cida Gonçalves coordenará o grupo | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do presidente Lula (PT) confirmou nesta sexta-feira, 07 de abril, a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para elaborar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres. O objetivo é combater a violência de gênero no contexto político, a partir da compilação de dados e pesquisas nacionais e internacionais, elaboração de estudos sobre as situações de violência política e mapeamento de relatos e experiências de mulheres que vivenciaram esse tipo de violência.

O grupo será coordenado pelo Ministério das Mulheres e contará com representantes de outros órgãos, como o Ministério dos Povos Indígenas, da Justiça e Segurança Pública, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania

O trabalho do grupo incluirá a elaboração de um plano de ação para a implementação da política nacional, que contemplará programas e ações de cada um dos órgãos participantes, com indicação de prazos e recursos para implementação das medidas propostas.

A Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres deverá observar a competência legal de cada órgão implicado na sua execução e dependerá de avaliação de viabilidade técnica e orçamentária da administração pública federal. 

O grupo se reunirá mensalmente em caráter ordinário e, em caráter extraordinário, mediante convocação da sua coordenadora.

Seduc amplia ações para a prevenção da violência nas escolas do Piauí

Violência contra a mulher: comitiva da SSP-PI participa de evento no DF

Lula lança programa de segurança pública no combate à violência de gênero

A iniciativa é uma importante ação do governo para garantir os direitos das mulheres e combater a violência de gênero no contexto político. Com a elaboração da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres, a expectativa dos movimentos sociais é que o país avance na proteção e promoção dos direitos das mulheres e na garantia de um ambiente político mais igualitário e justo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES