Ministra da Cultura terá audiência com Rafael Fonteles em Teresina

Durante à tarde, do mesmo dia, às 13h, a ministra terá encontro com o setor cultural do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, no Centro da capital

Ministra da Cultura terá audiência com Rafael Fonteles em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em Teresina na próxima terça-feira (07) para participa da solenidade de inauguração do busto de Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil. O evento terá a presença ainda do governador Rafael Fonteles, do secretário da Cultura, Carlos Anchieta, outras autoridades, e acontecerá às 9h30 na sede da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-PI), localizada na rua Governador Tibério Nunes, bairro Cabral.

Durante à tarde, do mesmo dia, às 13h, a ministra  terá encontro com o setor cultural do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, no Centro da capital. Às 18h, a ministra da Cultura participará de audiência com o governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak. Às 19h, Margareth Menezes retornará ao Theatro 4 de Setembro, onde ocorrerá a exibição especial do filme Carta de Esperança, com Zezé Mota.

Ministra da Cultura Margareth Menezes (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil) 

Busto

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) doará um busto de Esperança Garcia à OAB-PI por conta do reconhecimento da instituição à primeira advogada do Brasil. A peça foi confeccionada pelo desenhista e escultor Braga Tepi.

Esperança Garcia

Esperança Garcia foi uma mulher piauiense, negra e escravizada, que escreveu uma carta à mão para o então governador da província de São José do Piauí denunciando maus tratos e abusos físicos que vinha sofrendo de seu senhor, o capitão Antônio Vieira Couto, no século XIX, na fazenda em que vivia, na região de Oeiras.

Em 1979, uma cópia da carta foi encontrada nos arquivos públicos do Piauí pelo historiador Luiz Mott, durante sua pesquisa de mestrado. Acredita-se que o documento original está em Portugal.

Em 25 de novembro de 2022, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil. E sua carta é considerada uma das primeiras petições jurídicas nacionais de que se tem conhecimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES