Ministro conhece tecnologia solar que evita desperdício de alimentos

Iniciativa foi desenvolvida na Universidade Federal do Piauí e prolonga a durabilidade dos alimentos que seriam descartados

Ministro conhece tecnologia solar que evita desperdício de alimentos | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (05/05), em Brasília, o Diretor de Inovação Pública do estado do Piauí, Francisco Guedes, apresentou ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, um projeto que tem como objetivo o aproveitamento de alimentos provenientes de hortas comunitárias por meio de um desidratador solar. A iniciativa tem como finalidade principal diminuir as perdas e desperdícios na agricultura familiar, gerando renda e alimentos saudáveis e duráveis.

O projeto faz uso de uma tecnologia chamada Ecodrytec, que foi desenvolvida por uma startup local, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Por meio da energia solar, as máquinas desidratadoras retiram a umidade dos alimentos, aumentando a sua durabilidade e valor nutricional.

De acordo com Guedes, o projeto tem como propósito evitar o desperdício de alimentos que seriam descartados por não atenderem aos padrões exigidos pelo mercado. Além disso, busca capacitar as famílias em situação de vulnerabilidade social e cadastradas no Cadastro Único para poderem desidratar os alimentos e comercializá-los em supermercados ou no mercado global.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, participou da reunião e elogiou a iniciativa. "Nós recebemos agora o diretor de Inovação do Estado do Piauí, que tem preocupação de trazer tecnologias de inclusão produtiva e segurança alimentar para a população do Piauí. Ele apresentou a proposta para que o ministério possa considerar a iniciativa dentro das políticas de combate ao desperdício de alimentos", explicou. 

Guedes agradeceu a receptividade do ministro Wellington Dias e disse que ele pode contribuir para a implementação de projetos inovadores no estado. "O ministro nos recebeu para alinhar os nossos projetos no Piauí com ações do ministério. Também apresentamos outras propostas, tanto na área de segurança alimentar e nutricional quanto na área de inclusão socioeconômica", declarou. 

Na reunião estiveram presentes Edna Guedes, diretora de Segurança Nutricional e Inclusão Socioeconômica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) do Piauí, Caroline Viveiros, superintendente de Gestão Administrativa da Secretaria de Administração do Piauí, e Lucas Moura, diretor de Gestão do Resultado da Secretaria de Administração do Piauí. 

(Com informações do MDS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES