Ministro garante que horário de verão não precisa voltar

Ministro diz que o consumo de energia é maior durante o dia.

Ministro Bento Albuquerque | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira, 17, que não há necessidade de volta do horário de verão em 2021. 

A afirmação foi feita antes do embarque do ministro para a 65ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena. 

O ministro chegou a solicitar novos estudos sobre o tema, Bento entendeu que o problema da crise hídrica “é uma questão de economia energética mesmo” e que cabe ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definir se deve voltar atrás e retomar o regime que extinguiu em 2019.

Ministro Bento Albuquerque diz não haver necessidade de horário de verão 

"A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno", pontuou o Ministério, em nota.

Bento ainda comentou que o Ministério não identificou que a volta do horário de verão seja capaz de reverter crise hídrica.

Em São Paulo, usina opera no volume morto

A falta de chuvas tem agravado a situação das hidrelétricas brasileiras. Em São Paulo, a maior usina do estado, a Ilha Solteira, opera no volume morto. Furnas, um dos principais complexos do Brasil, também passa por situação difícil: sua maior usina, Itumbiara, está com 9,68% da capacidade.

Para continuarem operando, as hidrelétricas precisam ter, pelo menos, 10% de sua capacidade. Quando esse volume cai, existe risco de suspensão repentina do fornecimento de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES